10° Torneio de Pesca ao Tucunaré será neste sábado em Porto Nacional

A competição inicia às 8h da manhã, no píer em frente à Âncora Garagem Náutica, no setor Vila Nova.

Crédito: Divulgação

Porto Nacional receberá neste sábado, 18 de maio, o “10° Torneio de Pesca ao Tucunaré”, consolidando a cidade como a Capital da Pesca Esportiva do Estado do Tocantins. A competição inicia às 8h da manhã, no píer em frente à Âncora Garagem Náutica, no setor Vila Nova.

 

O evento, que já virou tradição na região movimenta a economia e fomenta o turismo. A competição é promovida pelo empresário do ramo de pesca e náutica, Adélio Ferreira com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura e do Turismo.

 

“Nosso Município tem nesse Torneio uma das grandes oportunidades de movimentar o turismo e o uso, ambientalmente, correto do Lago. Um evento forte, que já é tradição ao longo desses dez anos, e que coloca a cidade como referência na pesca esportiva no Estado”, observou o Prefeito Joaquim Maia.

 

Para o empresário Adélio Ferreira, “é um privilégio receber a décima edição do torneio, o que nos firma como realizador do maior evento de pesca esportiva do estado e um dos maiores da Região Norte do Brasil”, destacou. Ele afirmou que a expectativa para esse ano é que o evento cresça ainda mais, já que no ano passado a competição recebeu mais de 120 competidores.

 

“Agradecemos ao Prefeito Joaquim Maia pela parceria e pelo apoio. O evento traz turistas de vários estados brasileiros que lotam hotéis, bares e restaurantes do município”, disse o empresário.

 

Os Estados do Pará, Maranhão, Brasília, Minas Gerais e Goiás participam do torneio todos os anos, além de diversos municípios do Tocantins.

 

Inscrições

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sede da Âncora Garagem Náutica, em Porto Nacional; pelos telefones (63) 3363-3873/98448-4170 ou pelo e-mail tucunamasterleandro@gmail.com.

 

Pesca Esportiva

 

Pesca desportiva, esportiva ou recreativa é a pesca que se pratica enquanto atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Também se pode chamar de pesca de lazer ou pesca amadora.

 

Uma das modalidades mais populares da pesca desportiva é a praticada utilizando apenas vara de pesca, linha de pesca chumbada, anzol apropriado e isca artificial.

 

A pesca esportiva pode ser praticada no mar, rios e lagos, utilizando-se iscas naturais ou iscas artificiais, com tração de molinetes ou carretilhas e também pode ser praticada em associações ou clubes especiais para o esporte onde os peixes são criados em lagos artificiais, ou açudes, mais conhecidos no Brasil como Pesque-pague.

 

A pesca recreativa está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática que promove a união familiar ou de grupos de amigos.

Comentários (0)