Abertas inscrições para oficinas do V Festival de Cinema Estudantil ‘Você na Tela’

As inscrições seguem até o dia 02 de novembro pelo site, e as oficinas entre os dias 03 e 14 de novembro, no canal do Festival Você na Tela no YouTube

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação/FCP

A partir desta quinta-feira, 29, estão abertas as inscrições para as oficinas do V Festival de Cinema Estudantil ‘Você na Tela’. Com formato virtual, os interessados terão a oportunidade de aprender sobre roteiro, direção, edição e orientação sobre festivais. A iniciativa é uma parceria da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e o Núcleo Audiovisual na Escola (NAE). As inscrições seguem até o dia 02 de novembro pelo site e as oficinas entre os dias 03 e 14 de novembro, no canal do Festival Você na Tela no YouTube.

 

Os conteúdos serão ministrados pelo realizador Esdras Campos e buscam capacitar profissionais do audiovisual, cineastas, professores, alunos, educadores ou orientadores que serão responsáveis para colocar em prática as técnicas, operacionalização e conceitos assimilados no projeto como ferramenta de apoio à disciplina lecionada em sala e também replicar essa experiência em toda escola.

 

Nesta etapa, os participantes serão capacitados para executar projetos audiovisuais conhecendo as técnicas, ferramentas e equipamentos, desde o mais simples e acessível a equipamentos profissionais mais utilizados em produções profissionais. Com isso, poderão criar conteúdo em áudio e vídeo para os mais diversos canais e multiplicidade de formatos.

 

“O Núcleo Audiovisual na Escola (NAE) surge em um momento de crescente acessibilidade quanto a aparatos tecnológicos, que nos possibilita usar a tecnologia como meio para ampliar a experiência pedagógica e dar nova expectativa ao educador e ao aluno no processo de aprendizagem, e ainda a interação da escola com a comunidade”, explica Campos.

 

Cronograma das Oficinas

 

Horário: 18 horas

03 a 08/11/2020: Argumento roteiro, produção captação de som e imagem;

09 a 11 /11/2020: Áudio e vídeo, finalização;

12 e 13/11/2020: Ferramentas digitais;

14/11/2020: Divulgação de curtas-metragens em festivais.

 

Conteúdos aplicados

 

- Produção: Orientação básica sobre o conhecimento de como produzir e dirigir conteúdos audiovisuais. Serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica, equipamentos, padrão de filmagem e edição documental, fotos, censores, iluminação, planos, enquadramentos, distância focal, bouquet, rolling shutter, posição de câmera.

 

- Áudio: conceitos, elos e cadeia do som, processos, tipos de captação, som direto, baixa e alta impedância, balanceamento de sinal, rf, watts, armazenamento, mixagem, masterização.

 

- Vídeo: conceitos básicos de cinematografia (princípios da fotografia, sensores, lentes, exposição, white balance) setting e relação custo benefício. Tipos de câmera, operação de câmeras digitais, iluminação cênica. Movimentos de câmera, estrutura de imagem/som, relação custo benefício.

 

- Festivais: Orientações de como inscrever os curtas em festivais, registro da obra, como escolher o festival certo para cada produção, emissão de Certificado de Produto Brasileiro (CPB), e os desafios dos festivais internacionais.

 

Esdras Campos (Produtor Cinema e TV)

 

Diretor, roteirista de TV e cinema, cursou piano no Cenex- UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduando em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio.

 

No audiovisual participou nas seguintes produções:

 

Roteirista e diretor no documentário ‘Sou do Barro’ (Kza Filmes 2017); roteiro e direção curta ‘Acontece’ (Gadita Filmes e Kza Filmes, 2016); sound designer no filme ‘Palmas, Eu Gosto de Tu’ (SuperOito Produções Audiovisuais, 2014); sound designer edição de som no filme ‘Ouça-me’ (SuperOito Produções Audiovisuais , 2014); operador gimbal série ‘O Boneco de Barro e o Rei’ (Spatium Arte e Cultura 2017); sound designer ‘Nele Minha Fortaleza’(Gadita Filmes e KZA Cine, 2017); som direto no web série ‘Microcontos’(SuperOito Audiovisual  e Associados, 2014); som direto no filme “Apoio Cultural” (Jubalina e Associados, 2016); seleção e encaminhamento equipe de produção no filme ‘Em Nome da Morte’ (TV Zero e Globo Filmes, 2016); Comissão Julgadora  na mostra de Cinema Miragem em Miracema, 2015; Foi membro da Comissão Julgadora Jovem Realizador no (IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas - Você na Tela, 2017); sound designer filme ‘A Massa Que Faz o Pão’ do diretor Hélio Brito, contemplado pelo Ministério da Cultura, março 2018.

Comentários (0)