Ainda sem viatura, comunidade cobra policiamento em Taquaruçu; PM justifica

Moradores estão preocupados com onda de roubos que ocorre desde o dia 9 de junho e pedem a segurança pública distrital.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Palmas

Após uma onda de roubos em Taquaruçu desde o dia 9 de junho, em que distribuidora de bebidas, açougue e casas foram assaltados, a comunidade segue reclamando da ausência de viatura e cobra policiamento no distrito. Conforme informações, as viaturas disponíveis para o local são ordenadas para cobrir prioritariamente Taquaralto, a 18 km, o que estaria deixando a região desassistida.

 

Questionada pelo T1 a respeito da situação, a Polícia Militar, através do Comando do 6° Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento de Taquaralto e Taquaruçu, informou "que a quantidade de viaturas escaladas diariamente na área de Taquaralto não pode ser divulgada por questões de segurança da própria comunidade, todavia, assegura que é, largamente, maior que duas viaturas". Entretanto, há dias moradores reclamam a respeito da escassez de viaturas que são disponibilizadas para cobrir a região e fontes afirmam que só existe policiamento em Taquaruçu quando há algum registro de ocorrência.

 

Em nota encaminhada nesta sexta-feira, 18, a PM afirma que realizou uma operação na noite de ontem, 17, em Taquaruçu e que uma viatura é escalada diuturnamente para cobrir a região, mas não respondeu a respeito de quais medidas serão tomadas para que haja o policiamento regular no distrito. Conforme a polícia já havia informado, uma reunião do Comando do 6° Batalhão com o Conselho Comunitário de Segurança de Taquaruçu (Conseg) é planejada, ainda sem data marcada, para ocorrer na próxima semana para que sejam discutidas melhorias da segurança pública distrital.

 

Em mensagens nas redes sociais, moradores alertam uns aos outros sobre o perigo enfrentado e fazem mobilização para criar um abaixo-assinado pedindo que haja policiamento. Os populares também pretendem instalar faixa na entrada de Taquaruçu solicitando segurança pública. A PM afirmou que "se coloca à disposição da população de Taquaruçu para quaisquer esclarecimentos, dúvidas ou informações que possam ser úteis para melhorar a segurança dos moradores do Distrito e dos turistas que frequentam o local".

 

Entenda

 

Uma onda de roubos tem assustado e preocupado moradores de Taquaruçu, que além da falta de policiamento, reclamam que quando ligam para a Polícia Militar para fazer Boletim de Ocorrência (B.O) são informados que precisam se deslocar até o 6º Batalhão, em Taquaralto, o que estaria causando falta de policiamento no distrito. O primeiro roubo ocorreu na quarta-feira, 9, na distribuidora Birita. No último final de semana, os criminosos invadiram e roubaram kitnets e o último roubo ocorreu na madrugada de terça-feira, 15.

 

Confira a nota da PM na íntegra:

 

A Polícia Militar do Tocantins, por meio do Comando do 6° Batalhão da Polícia Militar informa que a quantidade de viaturas escaladas diariamente na área de Taquaralto não pode ser divulgada por questões de segurança da própria comunidade, todavia, assegura que é, largamente, maior que duas viaturas.

 

Quanto ao Distrito de Taquaruçu, uma viatura de área é escalada diuturnamente para cobrir a região de Taquaruçu e, além disso, a PM faz um serviço comunitário de segurança pública através de projetos como a escolinha de futebol de Taquaruçu, que visa afastar crianças e adolescentes da criminalidade por meio da prática esportiva.

 

Não obstante, está planejada para a próxima semana uma reunião do Comando do 6° Batalhão com o Conselho Comunitário de Segurança de Taquaruçu (Conseg), na pessoa do Senhor Wandri, para discutir melhorias na segurança pública do Distrito.

 

Por fim a Polícia Militar se coloca à disposição da população de Taquaruçu para quaisquer esclarecimentos, dúvidas ou informações que possam ser úteis para melhorar a segurança dos moradores do Distrito e dos turistas que frequentam o local.

 

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS

Comentários (0)