Alunos se mobilizam contra aumento de mensalidade: Fasec justifica

A Faculdade Serra do Carmo (Fasec) diz que o reajuste dos valores na matrícula e nas mensalidades acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação/Free imagens

Um abaixo-assinado virtual, que conta com mais de 100 assinaturas, reclama sobre o aumento no valor da mensalidade da Faculdade Serra do Carmo (Fasec), instituição que fica localizada no centro de Palmas.

 

O acadêmico Gustavo Folha, que representa os estudantes que apoiam a causa, relatou que mesmo com aulas remotas, as mensalidades não diminuíram e houve o reajuste. “Estamos buscando lutar contra o ato abusivo da Faculdade Serra do Carmo, que mesmo com aulas remotas, não diminuíram os valores da mensalidade, realizaram aumento”, contou o estudante.

 

Nesta sexta-feira, 22, a Faculdade Serra do Carmo (Fasec) informou ao T1 Notícias, por meio de nota, que respeita a posição dos acadêmicos e a liberdade de expressão, mas esclarece que o reajuste dos valores na matrícula e nas mensalidades da instituição acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino. “Levando em conta os índices inflacionários do país e a concessão de custos próprios, que por sinal, os índices de ajuste ficaram menores do que os índices inflacionários do país em relação ao ano anterior”, justificou a Fasec.

 

Outro ponto levantando pelo estudante, foi sobre a instituição ter concedido descontos para alguns alunos e outros não, sem processo seletivo por edital, onde denominam como bolsa de estudos.

 

A Fasec disse que a informação não procede e explicou que os diversos programas de bolsas têm critérios e regras. “Assim, não há qualquer tipo de segregação por parte da instituição”, complementaram em nota.


Devido aumento de casos de Covid-19 em Palmas e no Tocantins, a instituição disse que iniciará as aulas em ambientes virtuais para prevenir possíveis contaminações de acadêmicos, professores e colaboradores. Reforçou que está trabalhando para que as aulas retornem em ambientes presenciais ou híbridos, o quanto antes, e irá seguir orientações da Organização Mundial de Sáude (OMS), Ministérios da Saúde e Educação, além de órgãos de saúde municipais e estaduais. 

 

Confira a nota na íntegra:

 

Nota

A FASEC – Faculdade Serra do Carmo informa que a instituição tem na sua política institucional à concessão de Bolsas Mantenedora para todos os acadêmicos e ingressantes.

Durante este período de pandemia do novo Coronavírus e de aulas em ambientes virtuais, a instituição passou a contar com políticas especiais de bolsas para todos os acadêmicos.     

A FASEC respeita a posição dos acadêmicos e a liberdade de expressão, mas esclarece que:   

* O reajuste dos valores na matrícula e nas mensalidades da instituição acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino, levando em conta os índices inflacionários do país e a concessão de custos próprios, que por sinal, os índices de ajuste ficaram menores do que os índices inflacionários do país em relação ao ano anterior. Notadamente, a instituição possui valores menores ou competitivos em relação a outras faculdades particulares de Palmas e ainda com diversos programas de bolsas.           

* Não procede a informação que houve descontos concedidos apenas para alguns estudantes. Os diversos programas de bolsas têm critérios e regras, como Bolsas Convênios, Bolsa Transferência Externa ou Portadores de Diploma, Bolsa ingressantes (para os não acadêmicos FASEC que estão ingressando na instituição), além de Prouni e Fies.   Assim, não há qualquer tipo de segregação por parte da instituição.       

* Vale ressaltar que as bolsas mencionadas acima são nas mensalidades, a matrícula é um valor uniforme para todos os acadêmicos, exceto Prouni e Fies, que têm seus critérios próprios estabelecidos. Conforme foi divulgado no ato da matrícula.

* Os acadêmicos podem e devem procurar a instituição para verificarem em qual Bolsa Matenedora ele se enquadra, por meio dos contatos: 63 3216 6000 ou 63 99921 1111 (Zap FASEC).

*Além de programa de Bolsas, a FASEC ainda possui o programa de negociação de débitos para todos os acadêmicos que estão com mensalidades negativadas.    

* A FASEC ainda informa que iniciará as aulas em ambientes virtuais, devido os aumento de casos de Covid-19 em Palmas e no Tocantins e, sendo assim, como forma de prevenir possíveis contaminações de acadêmicos, professores e colaboradores. Mas, reforça que está trabalhando para que as aulas retornem em ambientes presenciais ou híbridos, o quanto antes, e irá seguir orientações da Organização Mundial de Sáude (OMS), Ministérios da Saúde e Educação, além de órgãos de saúde municipais e estaduais.
 

Assessoria de Comunicação
Faculdade Serra do Carmo (FASEC)

 

Comentários (0)