Após sofrer acidente em parque de praça, criança não resiste à cirurgia e morre

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que já trabalhava para fazer a transferência do paciente para um leito de UTI, mas a criança não resistiu

Brinquedo do parquinho da praça do Setor Sta. Fé
Descrição: Brinquedo do parquinho da praça do Setor Sta. Fé Crédito: Divulgação

Um menino dez anos balançava em um dos brinquedos instalados há pouco tempo no setor Santa Fé, região sul de Palmas, quando teria caído do brinquedo e depois a estrutura do equipamento despencou sobre a criança, que veio a falecer nesta segunda-feira, 23. O acidente ocorreu no sábado, 21.

 

Depois do acidente, o menino foi levado para a UPA da região sul de Palmas, mas foi liberado pela equipe médica e voltou para casa. Ele passou mal durante a noite e voltou a ser levado para a UPA. Depois, foi transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP), onde passou por uma cirurgia, mas não resistiu e veio a óbito.

 

A família afirma que ele precisava ser transferido para uma UTI pediátrica, mas não conseguiu uma vaga.

 

Posição da SES e Prefeitura

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi questionada sobre a falta de UTI pediátrica para o menino. A pasta informou que já trabalhava para fazer a transferência para um leito de UTI, mas a criança não resistiu. 

 

A Prefeitura de Palmas disse que "todos os recursos disponíveis na Unidade de Pronto Atendimento foram utilizados para garantir o atendimento à criança". Informou também que as causas do acidente serão apuradas, já que apesar da praça estar em fase de conclusão, a instalação do brinquedo usado pela criança já tinha sido concluída.

 

Nota - Prefeitura de Palmas

 

A Prefeitura de Palmas informa que a praça do Setor Santa Fé está em fase de conclusão. Entretanto, o brinquedo em questão já havia sido instalado por completo. Assim, as causas e circunstâncias do acidente serão apuradas.

 

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que a criança foi atendida no sábado, dia 21, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, onde passou por exame de raio-X, foi medicada e recebeu alta após melhora do quadro clínico.

 

No dia 22, domingo, o paciente deu nova entrada na unidade de saúde e, após avaliação médica, foi encaminhada para o Hospital Infantil de Palmas (HIP).

 

A Semus reforça que todos os recursos disponíveis na unidade de pronto atendimento foram utilizados para garantir o atendimento à criança.

 

Nota - Secretaria de Estado da Saúde (SES)

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente mencionado por este veículo foi acolhido no Hospital Geral de Palmas (HGP), em estado gravíssimo e recebeu os cuidados necessários ao seu quadro clínico.

 

A SES destaca que a Central Estadual de Regulação já trabalhava incessantemente para a transferência do paciente para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, mesmo sendo assistido pela equipe multidisciplinar do Hospital, o Paciente não resistiu e, infelizmente, foi a óbito. 

 

A SES lamenta e ocorrido e se solidariza aos familiares e amigos, neste momento de dor.

Comentários (0)