Araguacema completa 209 anos de história e 102 anos de emancipação política

Araguacema figura entre as cidades mais antigas do Tocantins

Praia da Gaivota
Descrição: Praia da Gaivota Crédito: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira, 28, o município de Araguacema completa 209 anos de história e 102 anos de emancipação política, e figura entre as cidades mais antigas do Tocantins.

 

Seu povoamento começou por volta de 1812, com a criação do Presídio de Santa Maria. Outro marco importante da história do município são as ruínas de um antigo frigorífico, implantado em 1943, cuja finalidade era abastecer as Forças Armadas Brasileiras, no final da Segunda Guerra Mundial.

 

A economia de Araguacema é voltada para a agropecuária, pesca esportiva e turismo. Seus principais atrativos são as praias de água doce, umas das mais procuradas pelos turistas. As principais são: do Porto, do Meio, da Gaivota, do Camaleão, do Gato, da Mumbica e da Madalena. 

 

Homenagem 

 

Em nota, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins, Tom Lyra, homenageou a cidade. "Nada mais justo que parabenizar o povo Araguacemense… gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade", destaca. 

 

Na oportunidade, Lyra parabenizou a todos aqueles que diariamente cumprem sua missão, contribuindo com o desenvolvimento do município. "Buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos e atender os anseios do nosso povo", complementa. 

 

Confira aqui a homenagem completa

Comentários (0)