Araguaína tem primeira queda substancial no número de casos de covid-19

Gráfico divulgado pela Prefeitura aponta queda na curva de contaminação a partir de 23 de maio. Saúde alerta para manutenção das medidas de distanciamento social

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína divulgou nesta quarta-feira, 27, gráfico que mostra uma queda na curva de crescimento dos casos de covid-19 na cidade. Desde o dia 24, os casos contabilizam menos de cem novas contaminações pelo coronavírus. No dia 21, foram 133 novos casos, o maior número registrado depois do primeiro caso, em 27 de março.



“O número de casos em Araguaína vem caindo nos últimos dias. Aguardaremos para ver essa tendência permanece nos próximos dias. As pessoas precisam continuar fazendo a parte delas, com as medidas de segurança e distanciamento social. Já que os números refletem apenas Araguaína, as cidades no entorno também são atendidas aqui e têm de ser analisadas”, ponderou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.



Números


No dia 22 de maio, após o pico no número de casos, os registros foram de 116 novas confirmações. No dia 23, foram 54 novos casos da doença, dando uma subido para 77 no dia 24, mas voltando a cair no dia 25, com 57 confirmações para covid-19.



O último boletim, que traz os dados desta terça-feira, 26, foram somente 39 novos casos confirmados da doença em Araguaína. A cidade contabiliza 1.310 cosos positivos, sendo desses 693 casos de pessoas que ainda estão se recuperando, 600 já recuperados e 17 mortes.



Casos na região


Ao mesmo tempo que Araguaína caiu o número de casos, as 63 cidades que são atendidas na rede hospitalar do Município mostram um aumento nos casos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte das internações é de pessoas que não moram em Araguaína.



“Isso preocupa porque atendemos esses casos aqui, então precisamos ter cautela para dizer que estamos em uma situação confortável neste momento. Só podemos dizer que Araguaína vem tomando atitudes e protocolos que estão dando certo para evitar o aumento de casos”, afirmou a secretária.



Rede hospitalar


A rede hospitalar no Município, somando pública e privada, conta com 95 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 67 leitos clínicos e 28 em unidades de tratamento intensivo (UTI). O Hospital Dom Orione (HDO) dispõe de 28 leitos clínicos e 16 UTI; o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) possui 10 leitos clínicos; e o Hospital Regional de Araguaína (HRA) conta com 10 leitos de UTI.
 


Já entre as unidades municipais, o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) conta com quatro leitos exclusivos para tratamento de crianças com covid-19. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro, há sete leitos, sendo dois com suporte avançado. No Hospital Municipal de Campanha são 20 leitos com suporte avançado.

Comentários (0)