Bombeiros começam sanitização de espaços públicos da capital

As ações ocorrem a noite, a partir das 19h, quando já não há tanto público nos ambientes que precisam ser descontaminados, como agências bancárias, correios, praças públicas, pontos de ônibus.

Sanitização contempla pontos movimentados da capital.
Descrição: Sanitização contempla pontos movimentados da capital. Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O Plano Diretor Central, Taquaralto e Taquaruçu, em Palmas, começaram nesta terça-feira, 19, a receber as aplicações de produto a base de água com hipoclorito de sódio nas áreas de maior fluxo de pessoas. A ação é uma determinação do governador Mauro Carlesse, e ocorre em 21 cidades do Tocantins, visando descontaminar os ambientes contra fungos, bactérias e vírus.

 

Nas cidades escolhidas, exceto Palmas, a aplicação do produto teve início na segunda-feira. As ações ocorrem a noite, a partir das 19h, quando já não há tanto público nos ambientes que precisam ser descontaminados, como agências bancárias, correios, praças públicas, pontos de ônibus, rodoviárias, feiras livres, entre outros.

 

Uma chuva que durou mais de seis horas seguidas comprometeu a aplicação na Capital, e por isso só na noite desta terça-feira, 19, foi iniciada, de fato. O comandante geral do CBMTO e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, acompanhou o trabalho em Taquaralto e em Taquaruçu. A ação seguiu até 01h da madrugada.

 

“Estamos com toda a estrutura da Defesa Civil, por meio do Corpo de Bombeiros, envolvida nesse trabalho e a nossa avaliação é muito positiva. Isso trará benefícios à população, uma vez que estamos atacando os principais locais de fluxo de pessoas e com certeza, nesses pontos, há a circulação do coronavírus. São várias formas que a administração pública dos municípios e os cidadãos podem fazer para minimizar a contaminação pelo covid-19, e uma das formas de a gente auxiliar é com essa aplicação”, disse o coronel Leandro.

 

As aplicações do produto serão feitas diariamente, sempre a partir das 19h, já que o trânsito de pessoas pelos ambientes é constante e pode gerar a contaminação de portas, corrimão, botoeiras, e outros pontos por onde passam. Os bombeiros militares e os agentes da Defesa Civil estadual atuam em conjunto e orientam aos moradores da região a se afastarem enquanto estiverem aplicando o produto.

 

O coronel Leandro relata que, ao ver a execução dessa atividade, “a população se sente assistida, uma vez que o governo do Estado não mede esforços para que a operação seja desenvolvida com todas as formas, visando aumentar a segurança de todos contra o coronavírus”.

 

Na primeira noite de trabalho em Palmas houve aplicação em mais de 30 pontos diferentes. “Nos pontos definidos para aplicação em que tiver pessoas ainda frequentando, a equipe é orientada a voltar depois. Na Rodoviária, por exemplo, nossa orientação é que ela fique mais para o final do turno, pois lá sempre tem muita gente, bem como na Avenida Tocantins, em Taquaralto”, destacou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

 

O trabalho das equipes é simultâneo, ocorrendo ao mesmo tempo em Taquaralto, Taquaruçu e no Plano Diretor Central.

 

As demais cidades beneficiadas com as aplicações são Araguaína, Gurupi, Cariri do Tocantins, Nova Olinda, Paraíso do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Axixá do Tocantins, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Praia Norte, Maurilândia do Tocantins, Wanderlândia, Augustinópolis, Darcinópolis e Porto Nacional.

Comentários (0)