Campanha de vacinação contra febre aftosa será lançada em Gurupi

a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa será aberta oficialmente nesta quarta-feira, 7, às 10 h, na Fazenda Estância Vale do Sol, no município de Gurupi-TO, a 243 km de Palmas.

“15 anos sem aftosa: manda mais uma dose para comemorar” é neste ritmo de celebração que a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa será aberta oficialmente nesta quarta-feira, 07, às 10 h, na Fazenda Estância Vale do Sol, no município de Gurupi-TO, a 243 km de Palmas. O evento contará com a presença de autoridades, produtores rurais e da comunidade em geral.

A cada campanha é promovido uma abertura simbólica contemplando diferentes regiões do Estado para chamar atenção dos produtores rurais sobre a importância da manutenção sanitária. “Desta vez escolhemos Gurupi por ser uma região que detém forte atividade pecuária, com grandes leilões, confinamento, frigorífico com exportação federal e grandes pecuaristas”, disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.  

 A Campanha que segue durante todo o mês de novembro deve imunizar aproximadamente 4,5 milhões de bovinos e bubalinos em idade vacinal, dos mais de oito milhões existentes. “Receberão a vacina os bovídeos com idade até 24 meses declarados em maio. A comprovação do ato deve ser feito até 10 dias após a compra da vacina, no escritório da Adapec onde a ficha cadastral é movimentada”, afirma Pires acrescentando que na extinta Zona Tampão composta pelos municípios de Mateiros, São Felix, Lizarda, Recursolândia, Campos Lindos, Goiatins e Barra do Ouro, todos os bovídeos indiferentes da faixa etária deverão ser imunizados.

Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, esta campanha de vacinação parcial, conquistada desde 2009, é uma vitória para os produtores rurais, pois reduz custo e mão de obra. “Quanto mais trabalhamos juntos em prol das melhorias das condições sanitárias, mais adquirimos vantagens que podem ser refletidas na economia do Estado, na valorização do rebanho e na saúde dos consumidores”, disse convidando a todos para participarem da abertura oficial.

Exportação


O Tocantins conta com oito frigoríficos registrados no SIF – Serviço de Inspeção Federal. Destes, seis estão aptos à exportação. Os estabelecimentos estão localizados nos municípios de Araguaína, Nova Olinda, Paraíso, Gurupi e Alvorada. Juntos exportaram em 2011 mais de 30 mil toneladas de carnes e miúdos. Em 2012 de janeiro a setembro, já são mais de 27 mil toneladas de produtos exportados. Entre os principais países que importam do Tocantins estão: Rússia, Hong Kong, Egito e Irã.

O abate de bovinos nestas indústrias chegou a 915 mil cabeças em 2011. Em 2012 de janeiro a setembro já foram abatidos mais de 671 mil cabeças de gado.(Da assessoria).
 

Índice vacinal

ANO

Bovídeos existentes

Bovídeos vacinados

% de vacinação

2011-maio

7.905.826

7.859.398

99,41%

2011-novembro

3.481.490 (em idade vacinal)

3.461.732

99,43%

2012-maio

8.001.999

7.973.430

99,64%

 

Comentários (0)