Campanha de vacinação contra sarampo segue até 13 de março; Dia D foi neste sábado

O público-alvo desta etapa são crianças a partir de cinco anos e jovens de até 19 anos

Crédito: Divulgação

Neste sábado, 15, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realizou o Dia ‘D’ da III etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A mobilização da saúde está sendo promovida conjuntamente em 11 Centros de Saúde da Comunidade (CSC’s) na Capital do Tocantins, das 8 às 17 horas.

 

A campanha do Ministério da Saúde teve início em 2019, tendo como objetivo reforçar a imunização da população. O público-alvo desta etapa são crianças a partir de cinco anos e jovens de até 19 anos. A terceira fase da campanha foi iniciada no último dia, 10, e será finalizada no dia 13 de março.

 

Responsável pela abertura dos trabalhos do Dia ‘D’ na Capital, o Centro de Saúde da Comunidade Morada do Sol, em Taquaralto, esteve bastante movimentado, e com uma equipe de 25 profissionais da saúde, entre coordenadores, enfermeiros, médicos e agentes de saúde prestou serviços de atualização cadastral da carteira de vacina a população, verificação da pressão arterial, glicemia capilar e solicitação de exames para diagnosticar diabéticos e hipertensos.

 

A secretária executiva da Saúde, Marttha Ramos, esteve presente na ocasião para acompanhar os serviços prestados à população. “Esta campanha é de extrema relevância para imunizar o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, além de alcançar usuários faltosos”, afirma.

 

A coordenadora da Central de Vacinas (Cemuv), Elaine Katzwinkel, destacou a importância da campanha para o bem-estar da população. “Vale ressaltar que após o término da campanha, a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) continua sendo disponibilizada nas 32 salas de saúde do município”, conclui.

 

A diarista Betânia Rodrigues, aproveitou o sábado para levar seu filho, Kauan Belchior, 11, no Centro de Saúde Morada do Sol para atualização da caderneta de vacina. “Tomei três vacinas pela minha saúde, estava com medo mas agora já passou”, comenta o menino.

 

Sarampo

 

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, em 2019 foram confirmados mais de 10 mil casos sendo a maioria concentrada no Sul e Sudeste do País.

 

 

 

Comentários (0)