Cidadão acamado de Araguaína ganha casa, construída adequada às necessidades

Mobilização melhora a evolução do tratamento de Jardel de Morais, que é um dos 60 araguainenses que recebem auxílio do Serviço de Atenção Domiciliar

Crédito: Marcos Sandes - Ascom

Jardel de Morais, 21 anos, sofreu um grave acidente em julho de 2019. Acamado e sem condições financeiras para se tratar, familiares procuram a Secretaria da Saúde de Araguaína, que disponibilizou profissionais de várias áreas por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Para melhorar a evolução do paciente, também construiu uma casa adequada às necessidades que será inaugurada nesta quarta-feira, 29, às 15 horas, no Povoado Água Amarela.

 

 

Casa anterior de Jardel de Morais.

 

Segundo a coordenadora do SAD, Kamylla Sandes, a casa em que vivia gerava grandes riscos ao acamado. “Não tinha banheiro e o piso era de chão batido. Ele poderia adquirir problemas respiratórios por conta do pó ou até mesmo uma pneumonia por conta da umidade”, apontou.

 

A obra foi realizada por funcionários da Secretaria da Infraestrutura e o material foi arrecadado de parceiros para reconstruir dois quartos; dois banheiros, sendo um adaptado; sala; cozinha; e varanda. Anteriormente, a residência não tinha banheiro e a pia ficava para o lado de fora, ambos sem instalação hidráulica.

 

Além da estrutura, a equipe reuniu mais doações para mobiliar a casa com camas; colchões; geladeira; televisão; sofá; jogo de mesa; armário; e um enxoval de bebê, para dar conforto a Jardel e para a irmã Emanuela, de 18 anos, que cuida do irmão e ainda do filho recém-nascido. Entre os novos móveis há ainda uma cama hospitalar reclinável cedida pela Saúde Municipal aos pacientes acamados, e que também foi obtida com apoio de parceiros.

 

Atendimento completo

 

O SAD conta com 17 profissionais de diversas áreas e Jardel é atendido por enfermeiro, médico, nutricionista, odontólogo e fisioterapeuta, duas vezes por semana. Ao todo, são 60 araguainenses que recebem o atendimento profissional e outros benefícios, como doação de cilindros de oxigênio.

 

 

 

Comentários (0)