Cidadão de Palmas pode conferir casos de Covid-19 em tempo real

Semus atualiza diariamente casos investigados (cor amarela), descartados (cor verde) e positivos (cor vermelha), distribuídos no mapa da Capital.

Crédito: Divulgação

Passou a operar na manhã deste sábado, 28, o Painel Epidemiológico Covid-19, que é o acompanhamento georreferenciado de todas as notificações de possíveis infecções pelo novo coronavírus no município de Palmas. A plataforma, desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde (NUT/Semus), atualiza diariamente casos investigados (cor amarela), descartados (cor verde) e confirmados (cor vermelha), distribuídos no mapa da Capital.

 

De acordo com o coordenador do NUT, Álvaro Prestes, este monitoramento presta dois serviços essenciais para o combate à Covid-19 de forma mais eficaz. “De posse dessas informações a população pode verificar as áreas mais atingidas e assim evitar circular na região, diminuindo as chances de contágio”, comenta Prestes.

 

Ele acrescenta que, internamente, a Semus e o Centro de Operações em Emergência de Saúde (Coes) passarão a usar a plataforma para direcionar as ações e estratégias para as áreas mais endêmicas. Pela configuração atual é possível perceber que todos os casos confirmados estão concentrados no Plano Diretor Sul e nenhum foi registrado na zona rural.

 

Segundo o secretário de Saúde Daniel Borini, também é possível afirmar que as medidas tomadas de quarentena estão surtindo efeito positivo, uma vez que a doença não se espalhou na mesma velocidade que em outros municípios brasileiros.

 

“Desde a notificação do primeiro caso da Covid-19 em Palmas, no dia 18 deste mês confirmamos no total 8 casos e graças a Deus não houve aumento descontrolado, porém é necessário manter a vigilância e tomar as medidas de isolamento social que é a melhor forma de reduzirmos a rápida transmissão da doença”, avaliou o secretário.

 

 

Particularidades da plataforma

 

Segundo Álvaro Prestes, o Painel Epidemiológico da Covid-19 foi construído para que o usuário tenha uma experiência autônoma e de fácil navegabilidade. Composto de duas partes, é possível selecionar no mapa a informação por tema, clicando na cor referente a cada legenda e acompanhar separadamente os casos descartados, investigados e confirmados.

 

Já a localização não expõe a pessoa investigada, georreferenciando apenas a quadra e informando a unidade notificadora. “Quando não conseguimos informações suficientes para o georreferenciamento o caso não é informado no mapa, mas vem na observação abaixo da legenda, no lado direto do painel”, completa Álvaro Prestes.


 

O Painel Epidemiológico da Covid-19 pode ser acessado aqui.

 

Comentários (0)