Cinthia cancela mutirão da Janssen após doses de Palmas serem divididas

Os imunizantes de dose única, que até então seriam destinados apenas para Palmas, serão divididas com Araguaína e Gurupi. As vacinas chegam ao Tocantins nesta sexta-feira, 25.

Crédito: Edu Fortes

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), se manifestou na tarde desta quinta-feira, 24, para lamentar a menor quantidade de doses da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) que serão distribuídas para Palmas após a determinação do governador Mauro Carlesse (PSL) de encaminhar os imunizantes de dose única também para Araguaína e Gurupi. Cinthia comunicou o cancelamento do mutirão de aplicação das doses programado anteriormente.

 

Em seu Twitter, a prefeita disse que no momento está “aguardando para saber quantas doses ficarão em Palmas e assim reorganizamos o plano de imunização e público prioritário” e que a programação do mutirão de 24h teve que ser cancelada com a decisão porque o município esperava receber mais doses, devido à recomendação do Ministério da Saúde (MS) de que os imunizantes fossem distribuídos apenas para as capitais pelo prazo de validade, antes de sua ampliação por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

 

Conforme nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os imunizantes chegarão ao Tocantins na madrugada desta sexta-feira, 25, junho com doses da CoronaVac/Butantan e Pfizer/Comirnaty. A decisão do governador Mauro Carlesse de encaminhar as vacinas às três maiores cidades do Estado foi pautada na Câmara Técnica de Imunização do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que “deu autonomia aos Estados para decidirem em quais municípios aplicar os referidos imunizantes”.

 

Cinthia Ribeiro destacou ainda que com os imunizantes esperava avançar a vacinação do público sem comorbidades na Capital. Inicialmente, seriam recebidas 21 mil doses. Contudo, o Ministério da Saúde recebeu no primeiro lote 1,5 milhão de vacinas, metade do que havia sido anunciado, e o Tocantins receberá 10.250 doses. Os imunizantes desta remessa poderão ser aplicados até o dia 15 de agosto.

 

A quantidade do imunizante que será destinada a cada município e a data de distribuição ainda não foram divulgada pela SES. Contudo, a Saúde afirmou que sua equipe já trabalha a logística de distribuição das vacinas e ressaltou ainda que a distribuição do imunizante ocorrerá de forma proporcional ao público-alvo, determinado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), o qual toma por base a população dos municípios e, também, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

 

Entenda

 

O governador Mauro Carlesse determinou ontem, 23, que as doses da vacina Janssen fossem distribuídas não apenas para Palmas, como havia sido recomendado pelo MS antes da ampliação do prazo de validade dos imunizantes, mas também para Araguaína e Gurupi. “Estamos falando dos três municípios que concentram as maiores populações do nosso Estado e também os maiores números de casos de Covid-19, até por serem polos econômicos em suas regiões. Por isso, o entendimento de destinar esse primeiro lote para Palmas, Araguaína e Gurupi”, justificou.

 

A vacina Janssen, de fabricação da empresa Johnson e Johnson, é um imunizante de aplicação única, que devido ao seu curto período de validade, o Ministério da Saúde havia orientado que a aplicação fosse feita prioritariamente nas capitais brasileiras. Após o atraso nas entregas dos imunizantes da Janssen, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade da referida vacina contra a Covid-19 de três para quatro meses e meio, sob temperatura de 2ºC a 8ºC.

Comentários (0)