Com finalidade de ofertar curso de medicina, campus da UnirG é inaugurado em Paraíso

A previsão é que o vestibular seja lançado até o final do mês de junho de 2020, afirma reitora

Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 20, o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira, ao lado do Prefeito Moisés Avelino, participou da inauguração do prédio onde funcionará o novo Campus da Universidade de Gurupi – UnirG em Paraíso do Tocantins. Instalação no município faz parte do projeto de expansão da Instituição para o Estado do Tocantins. Além dos dois prefeitos, participaram da solenidade o vice-prefeito de Paraíso, Celso Morais, o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a Reitora da UnirG, Sara Falcão, além dos pró-reitores da Instituição e vereadores de Paraíso. Devido a Pandemia causada pelo novo coronavírus, a solenidade foi restrita ao público para evitar aglomerações. 

 

Conforme a reitora Sara Falcão, a Instituição hoje já está pronta para receber a visita do Conselho Estadual de Educação para que possa liberar o início das atividades. “A previsão é que o vestibular seja lançado até o final do mês de junho de 2020. Iniciaremos ofertando o curso de medicina, mas posteriormente já temos projetos para trazermos outros cursos para Paraíso, até porque a estrutura que temos de laboratórios atende demais cursos da área da saúde”, afirmou.

 

O prédio foi doado pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins e servirá para expansão da UnirG. A Lei de concessão foi aprovada pela Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins no final do ano passado e desde então o prédio passou por reformas em sua estrutura e adequações para o funcionamento da Instituição. O Campus possui mais de 2.100 m² de área construída e adaptada para abrigar salas de aula, laboratórios, refeitório e departamentos administrativos. O prédio está localizado na Avenida Pará, Quadra 108, Setor Oeste.

 

As instalações do prédio doado pela Prefeitura de Paraíso foi totalmente reformado e o investimento foi em torno de R$1,5 milhão, custeado pelo município. O espaço tem mais de 2.100 m² de área construída e irá abrigar salas de aula, laboratórios, refeitório, além dos departamentos administrativos da UnirG.

 

O Prefeito Laurez Moreira destacou a união de esforços entre os dois municípios para que a instalação da UnirG em Paraíso se tornasse realidade. "Foi fundamental o esforço coletivo para a concretização deste sonho. Nosso objetivo é fazer com que a UnirG contribua não só com Gurupi, mas com todo o Estado do Tocantins. E começar este projeto de expansão por Paraíso, uma cidade tão próspera economicamente e bem localizada, nos alegra muito”, afirmou Laurez.

 

Segundo o Prefeito Moisés Avelino, a população paraisense aguardava ansiosamente pela chegada da UnirG e seu curso de medicina no município. "Estamos aqui realizando um sonho da nossa região, não só da cidade de Paraíso, mas de todo o Vale do Araguaia. Este curso de medicina da UnirG será fundamental para nossa cidade, para fortalecer nossa economia e para fazer com que nossos jovens deixem de sair daqui para estudar tão longe. Essa parceria entre Paraíso e Gurupi com certeza renderá bons frutos", disse.

 

Cursos

 

Inicialmente a intenção será ofertar o curso de Medicina, até 80 vagas, e depois implantar os demais cursos na unidade.  O edital do processo seletivo deve ser publicado no final de junho. O valor da mensalidade ainda será definido, porém a gestão continuará preservando a política da UnirG em mantê-la mais acessível, abaixo do valor cobrado por Instituições de Ensino Superior do País. 

 

 

Comentários (0)