Conheça o protocolo para retirada de canetas de insulina na rede municipal de saúde

Os pacientes com diabetes Mellitus 1 e 2 na rede de Saúde de Palmas devem apresentar o receituário médico e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) na farmácia mais próxima.

Canetas de insulina
Descrição: Canetas de insulina Crédito: Raiza Milhomem

A rede municipal de Saúde de Palmas havia informado que, a partir deste mês de setembro, ofertariam canetas de insulina para pacientes. Para a retirada de canetas de aplicação de insulina destinadas a pacientes com diabetes Mellitus 1 e 2 é necessário apresentar o receituário médico e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) na farmácia municipal mais próxima, onde o paciente também será orientado sobre o uso do medicamento. A solicitação das canetas deve ser feita pelo profissional médico, por meio de receituário, que informará a quantidade necessária.

 

A população também pode solicitar o aparelho que monitora o índice de glicemia (glicosímetro), além de tiras e agulhas. Para a retirada do aparelho é necessário que o paciente leve na farmácia da Unidade de Saúde da Família (USF) em que é acompanhado a cópia dos documentos pessoais para montar processo de aquisição, são eles: RG, CPF, comprovante de endereço e Cartão do SUS e Cartão da Família. Os documentos serão analisados pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), que montará o processo de compra do equipamento.

 

Dispensação das canetas de insulina

 

Nas Farmácias Municipais de Palmas a distribuição de canetas de insulina de ação intermediária e de ação rápida e agulhas para pacientes acometidos por diabetes segue as definições da Nota Técnica N° 71/2020 do Ministério da Saúde que versa sobre critérios para a dispensação.

 

Segundo o documento, o Ministério da Saúde fica responsável pelo fornecimento das canetas e a farmácias municipais pelo cadastro de pacientes, distribuição e controle do medicamento. A Nota Técnica n° 71 normatiza, ainda, que as canetas sejam dispensadas para pacientes com Diabetes Mellitus 1 e 2, com idade menor ou igual a 16 anos e com idade maior ou igual a 60 anos.

 

Confira abaixo a relação de Farmácias Municipais


Comentários (0)