Construção da nova ETE Sul no Bertaville esbarra em pendências documentais

Empresa responsável pelo saneamento na Capital diz que já apresentou todos os documentos necessários para emissão de licenças; Prefeitura afirma que há pendências

Estação de esgoto no bairro incomoda moradores.
Descrição: Estação de esgoto no bairro incomoda moradores. Crédito: Divulgação

O sofrimento das várias famílias que moram no Setor Bertaville, na região Sul de Palmas, que convivem com o desagradável odor exalado de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) vizinha ao bairro, poderia estar perto do fim. Isso devido questões puramente burocráticas documentais que travam a construção de uma nova ETE naquele local. 

 

A BRK Ambiental pretende construir uma nova estação, que utilizará tecnologia holandesa com baixa emissão de odor, que segundo a empresa, já tem projeto pronto, com financiamento aprovado. Mas para isso, necessita de licença ambiental que a Prefeitura de Palmas não libera. A solicitação por parte da empresa é datada de maio deste ano e o projeto estaria na mesa da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

 

Segundo a BRK, tão logo seja liberada a licença, será possível contratar uma empresa para começar as obras. “Ainda há a necessidade de licenciamento ambiental e aprovação do investimento por parte do município, para que seja iniciado o processo de contratação de empresa para a obra”, destacou em ao T1 Notícias a BRK Ambiental.

 

O mau cheiro causado pela Estação de Tratamento de Esgoto, localizado nas proximidades do bairro, tem trazido transtorno para a população, desvalorizado o valor dos imóveis e também provocado danos ao meio ambiente, já que o esgoto chegou a extravasar por duas vezes contaminando o Ribeirão Taquaruçu. 

 

As soluções temporárias apresentadas pela empresa até agora foram a reforma da atual ETE, que está em funcionamento e que passou por obras para instalação de equipamentos de aumento de eficiência e também controle de emissão de gases para amenizar o odor.

 

 

Em embate entre empresa e Prefeitura, perdem os moradores

 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), informou que um relatório de pendência sobre o projeto da BRK foi gerado depois da análise e as licenças não foram emitidas porque a empresa não apresentou toda a documentação solicitada.

 

A BRK, por sua vez, afirmou que apresentou todas as informações técnicas solicitadas pela FMA não restando pendências de natureza técnica que impossibilitem a emissão da Licença de Instalação das obras da nova ETE SUL (ETE Aureny). Disse ainda, por meio de nota, que a pendência citada pela FMA “é de natureza documental e está sendo tratada junto à Prefeitura de Palmas”.

 

Sofrimento constante

 

Odécio Costa, presidente da Associação de Moradores do Setor Bertaville, lembra que o sofrimento da população no local é constante. “Sofremos diariamente com o mau cheiro e com as consequências disso, nossos imóveis estão desvalorizados e rios sendo poluídos pelo esgoto que extravasa vez ou outra. A empresa já falou deste novo projeto, mas nós ainda não fomos apresentados a esse novo projeto, enfim, não sabemos de fato do que se trata”, destaca.

 

A BRK explicou que a nova ETE contará com uma tecnologia inovadora conhecida como Nereda®, que possui uma eficiência muito superior a outros sistemas convencionais em uma área muito menor quando comparada, por exemplo, com sistema de lagoas, como o atual da ETE Aureny. Não há outro sistema Nereda no Tocantins, essa será a primeira estação com essa tecnologia no Estado. 

 

 


 

Comentários (0)