Covid-19: na Capital, 49 pacientes receberam alta nesta quinta-feira, 2

O total de recuperados em Palmas chegou a 1.192 (61%) pessoas, número superior ao de pacientes em tratamento, sendo que 725 (37,1%) pacientes cumprem isolamento e 17 (0,9%) pessoas estão internadas.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Palmas

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas) registra 65 novos casos da Covid-19 na Capital, no Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, 2, e agora conta com 1.954 casos confirmados acumulados da doença, após a rotina de testes desta quarta-feira, 01, em que 734 pessoas foram testadas. 

 

De acordo com o Boletim Epidemiológico, o total de recuperados da enfermidade chegou a 1.192 (61%) pessoas, número superior ao de pacientes em tratamento, sendo que 725 (37,1)% pacientes cumprem isolamento domiciliar e 17 (0,9%) pessoas estão internadas. Os dados mostram que 49 pacientes  receberam alta nesta quinta. A Capital também registrou 20 mortes pela doença até o momento, o que aponta a taxa de letalidade de 1% sobre a quantidade de casos confirmados. 

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a Capital soma até às 12 horas, desta quinta-feira, 02, 13.183 notificações para síndrome gripal (SG), sendo que 5.708 diagnósticos foram descartados para o novo coronavírus. Dos 65 novos casos, o Boletim mostra que todos estão em isolamento domiciliar, 30 estão em investigação epidemiológica, 21 tiveram contato com caso confirmado em Palmas e 14 se contaminaram por forma comunitária.  Sobre as condições para o agravamento da doença, o Boletim destaca que 11 pacientes possuem comorbidades e dois possuem fatores de risco, que podem estar ou não associados. 

 

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) informa que após investigação epidemiológica, uma paciente foi excluída do banco de dados de Palmas por ser residente da cidade de Dianópolis, interior do Tocantins e estar em tratamento na Capital. A situação foi informada para a Secretaria Estadual da Saúde (SES) para que o caso seja encaminhado ao município de origem. 

 

Testes 

 

A Capital realizou 734 testes para diagnóstico e rastreio do novo coronavírus. Ressalta-se que testagem de rastreio está sendo realizada em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional, e busca revelar um panorama preciso sobre a situação epidemiológica na Capital. Foram feitos 245 exames de rastreio no Laboratório Municipal, desses, um paciente testou positivo para Covid-19. 

 

Já em relação aos exames de diagnósticos, foram testadas 489 pessoas nos laboratórios públicos e privados. O Laboratório Municipal fez 136 testes, obtendo 48 resultados positivos. O Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 17 pessoas, com três diagnósticos positivos. Já os laboratórios privados e as farmácias examinaram 336 pacientes e constaram 14 diagnósticos positivos.

 


Taxa de ocupação hospitalar

 

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas é de 54,40%. A Vigilância Epidemiológica mostra que o percentual de ocupação de leitos clínicos públicos e privados é de 53,42%, já a de leitos de UTI públicos e privados é de 55,77%.

 

Estado de saúde

 

O Boletim informa que há 17 pacientes residentes da Capital internados com Covid-19, dos quais 14 são estáveis e três são graves. Com suspeita da doença, há seis residentes de Palmas internados no município. A respeito de outras localidades, o Boletim informa que há 25 pacientes internados de outros estados ou cidades com Covid-19 na Capital. Já com suspeita da doença, há dez pacientes internados.

 

Contágio

 

Referente as possíveis fontes de contágio do total de casos acumulados, a Vigilância Epidemiológica informa que 1.028 (52,6%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 652 (33,4%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 94 (4,8%) foram infectados após viagem para outros estados, 87 (4,5%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins, 86 (4,4%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,4%) estiveram em viagem no exterior.

 

Situação nacional

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que até a última quarta, 01, o Brasil contava com 1.448.753 casos de Covid-19, o aumento do dia é de 46.712 casos. O total de mortes chegou a 60.632 casos. O aumento do dia é de 1.038 óbitos, o que aponta a letalidade de 4,2% dos casos confirmados.

 

Acesse o Boletim Epidemiológico. 

 

A evolução da pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.

Comentários (0)