Crianças internadas no HMA amenizam saudade da família com visita virtual

A visita virtual é realizada por meio do telemedicina, equipamento médico utilizado para videoconferências. A frequência das visitas virtuais é de duas vezes por semana a cada paciente.

Crédito: Divulgação

As crianças internadas nos setores de Estabilização e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) agora podem contar com a visita virtual. A ideia veio como forma de amenizar a saudade da família, já que por conta da pandemia do novo coronavírus, como medida de segurança para os pequenos, as visitas presenciais foram suspensas na unidade desde 19 de março.



A novidade teve início na semana passada e agradou quem já experimentou. “É uma ideia genial! Uma forma de permitir que ela receba o carinho da família. Pra mim, é como um abraço virtual”, comentou Nayara Araújo, mãe da pequena Izzy Maria, de nove meses, que se divertiu enquanto conversava com o pai e o tio.



“Desde que as visitas foram suspensas, ofertamos o wi-fi nas enfermarias para que pacientes e acompanhantes possam ter contato com os familiares por meio dos próprios celulares. Nestes dois setores, onde não é permitido o uso de celulares, o contato acontece por meio da visita virtual”, explicou a psicóloga Nayana Brito.



Carinho que cura


A visita virtual é realizada por meio do telemedicina, equipamento médico utilizado para videoconferências. A frequência das visitas virtuais é de duas vezes por semana a cada paciente, no período da tarde, com duração média de 10 minutos. As famílias decidem pela adesão de acordo com suas realidades. Os pacientes internados na UTI têm suas condições clínicas avaliadas por uma equipe multiprofissional antes da liberação para uso do recurso.



“É um meio de fortalecimento de vínculo e apoio emocional. Minimiza o estresse da internação e motiva para o enfrentamento da doença”, ressaltou a psicóloga.



“É uma ótima alternativa, nesse momento em que não podemos contar com a presença de todos. Nos mantemos seguros aqui e eles ficam seguros em casa”, afirmou Aline Oliveira, mãe da Helena, que numa única visita recebeu a avó, a tia e um priminho.



Atendimento especializado 


O HMA, referência para região Macrocentro Norte, atende pacientes de Araguaína e toda a região em baixa e média complexidades na área de pediatria. É administrado pelo Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC) e atende com 61 leitos. A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)  Pediátrica também fica localizada no prédio e conta com 10 leitos.



O Município de Araguaína é responsável pela gestão do hospital, que é administrado pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).   

Comentários (0)