Degustadores avaliam pratos do I Festival Gastronômico e Cultural de Dianópolis

A etapa de degustação contou com a participação de 11 participantes que vão concorrer à premiação nas categorias doces, salgados e lanches

Crédito: Fotos: Divulgação

A organização do I Festival Gastronômico e Cultural de Dianópolis apresentou para os avaliadores na manhã desta terça-feira, 19, para degustação, os pratos que serão servidos durante o evento, que acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro na Praça da Capelinha, no município, trazendo os sabores da gastronomia regional com ingredientes da culinária quilombola.

 

A etapa de degustação contou com a participação de 11 participantes que vão concorrer à premiação nas categorias doces, salgados e lanches. Entre os pratos apresentados para a equipe avaliadora, brigadeiro de ninho com nutela e crosta de castanha, pastel caipira com carne seca e creme de pequi, pudim de pequi com farofa de baru, pudim de coco babaçu, risoto de carne seca com pequi, hambúrguer artesanal com creme de mandioca, rubacão quilombola com carne de porco em lata e baru, escondidinho de carne seca, hambúrguer artesanal de costela com alho e óleo de pequi, sorvete de mangaba com castanha de caju.

 

Concluída a degustação, os participantes estão aptos para apresentar seus pratos durante o Festival, que serão avaliados por um júri técnico e também pela comunidade durante os três de dias do evento.

 

A degustação contou com a presença da chef embaixadora da gastronomia do Tocantins e pesquisadora da culinária indígena e quilombola, Ruth Almeida, do prefeito Padre Gleibson Moreira, dos vereadores Manin do Zorra e Giulian Oliveira. “Os participantes usaram aquilo que foi proposto no edital, que são os ingredientes da região. Receberam muito bem a indicação da mesa avaliadora dentro daquilo que pode ser melhorado para ser apresentado no Festival. O público pode esperar pratos sofisticados com ingredientes regionais com sabor totalmente regional”, destacou a chef.

 

O I Festival Gastronômico e Cultural de Dianópolis é uma realização da Prefeitura Municipal com apoio do Sebrae. Os pratos apresentados para a degustação são de profissionais da gastronomia de Dianópolis, Palmas e Miranorte. 

 

O evento terá início no dia 29 às 19 horas e segue até 1º de dezembro, com cozinha show, oficinas, shows com Forró Pedra de Fogo, AmazonCanToria, Nacha Moreto e artistas locais. O público vai participar de oficinas gastronômicas com os chefes Ruth Almeida, Roberto Neves, Mônica Rangel e Jose Osmani.

 

 

Comentários (0)