Dez novos leitos de cuidados intermediários são abertos no Hospital Dona Regina

Leitos estão em funcionamento deste o sábado, 15 e atenderão os recém-nascidos com cuidados intermediários

Leitos de Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos (UCI/RN).
Descrição: Leitos de Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos (UCI/RN). Crédito: Divulgação/SES

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) abriu no sábado, 15, mais 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos (UCI/RN). O espaço atenderá a crescente demanda de RNs prematuros que subiu consideravelmente no período da pandemia de Covid-19.



“Temos observado que paralelamente à pandemia, principalmente neste ano de 2021,houve um aumento de casos de nascimentos de RNs prematuros e graves, tendo inclusive dois picos de grande número de nascimentos prematuros, o que demandou a tomada de medidas rápidas”, explicou a diretora geral do HMDR, Débora Petry.



Ainda segundo a diretora, “não se sabe os motivos exatos que levaram à este quadro, mas acredita -se que esteja relacionado à  descontinuidade do pré natal por conta da pandemia, ou por dificuldade maior de acesso ou por diminuição da procura por medo, por parte da gestante, de contrair a doença”, explicou.



Para receber os novos leitos, o hospital passou pequenas reformas, remanejamentos de leitos e adequações que possibilitaram a organização deste novo espaço e segundo a superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Elaine Sanches, “os 10 novos leitos já estão ativados. Para isso contratamos equipe médica de pediatras e providenciados os equipamentos necessários ao funcionamento”, pontuou.



As novas UCIs visam garantir o giro mais rápido dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, garantir assim, a assistência necessária aos RNs. O HMDR já possuía 20 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários e agora passa a contar com 30.

Comentários (0)