Dona Tita tem corpo sepultado em Taquaruçu: família e amigos prestam homenagem final

Lauziranita Borges de Andrade, a Dona Tita, mãe de Roberta Tum, diretora do T1 Notícias, recebeu homenagens no terreiro onde foi pioneira. A senadora Kátia Abreu se solidarizou em nota

Crédito: Arquivo pessoal

Em meio a uma salva de Palmas e cantigas de saudação a Oxalá, patrono da Casa Branca da Serra, Ilè Asé Funfun Osoguiã, o corpo de Lauziranita Borges de Andrade, que tinha o nome sagrado de Iya Ifasi Aniseré, deixou o terreiro localizado em Taquaruçu no final da manhã de ontem, domingo, 7, para ser sepultado no Cemitério Municipal de Taquaruçu, em Palmas.

Velada pela família carnal e parte dos filhos da Casa, Dona Tita era iniciada ao Orisá Orunmila (Ifá) pelo Babalawo Ifayomi Adelonan Aniseré Sangowale da Casa de Ifá e Sangò, em Senador Canedo.

A casa em Goiás está em luto pelo passamento da senhora mais antiga da comunidade, Iya Egbe. Seguindo a tradição, a casa Branca da Serra está em luto completo por três meses e suspende toda a programação de festas públicas por um ano.

Os ritos finais foram conduzidos pela filha, jornalista e Iyalorisa do Culto Afro, Iya Ifalore Efuntolá, Roberta de Osoguiã.

Às 08h30 da manhã o Padre Aderson, amigo da família, esteve no velório fazendo uma oração e uma benção ao corpo.

“Agradeço a todas as manifestações de carinho que recebemos, eu e meus irmãos, pessoalmente e nas redes. Minha mãe era maior que eu, e nos deixa um legado de exemplo e ensinamentos que vamos carregar. Descansou e está acolhida na casa do pai”, disse a filha.

 



Senadora Kátia Abreu se solidariza em nota

Nota de Pesar - Laurizanita Borges de Andrade – Dona Tita

Venho manifestar, neste momento de dor, meu pesar e profundos sentimentos pela morte de Dona Tita, mãe da jornalista Roberta Tum. Não é possível reduzir em um punhado de linhas uma vida tão rica em histórias, feitos e realizações. Dona Tita era uma tocantinense amada por sua família e por todos nós, seus amigos e suas amigas.

Peço a Deus que dê conforto a todos da família. Penso, especialmente em Roberta, de quem sou amiga próxima ha muitos anos. Peço a Deus que dê a ela muita força para enfrentar com serenidade a enorme tristeza desta despedida. “Mãe é mãe, Sol é sol”, como disse com tanta emoção o poeta Chacal.

Sei que as palavras dizem pouco diante da perda de uma mãe, mas quero reafirmar minha solidariedade à Roberta. Minha fraternidade, na dor de uma circunstância tão grave, é o melhor de mim que lhe posso dar. Conte sempre comigo, querida. Minha amizade jamais lhe faltará.

Um grande e caloroso abraço,
Kátia Abreu

 

 

Nota de Pesar – Dona Tita 

 

É com pesar que venho manifestar a amiga jornalista Roberta Tum e família, o mais profundo sentimento de tristeza, pelo falecimento de sua mãe, a senhora Lauziranita Borges de Andrade, carinhosamente conhecida como Dona Tita, de 82 anos, ocorrido neste sábado, dia 06.

Dona Tita era um grande exemplo de mulher, mãe e avó sempre dedicada a família, que deixa um legado de amor, companheirismo e solidariedade ao próximo. 

Neste momento doloroso, venho externar meus mais sinceros sentimentos e me solidarizar com familiares, amigos em especial minha amiga Roberta. Que Deus conforte, dê forças e serenidade a todos para enfrentar esse momento de profunda tristeza.

Siga em paz Dona Tita.

Valdemar Júnior
Deputado Estadual

Comentários (0)