Edital do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas fica para até o final de março

Certame deverá promover uma renovação de 25% do efetivo, já que muitos guardas estão com tempo de serviço para aposentadoria

Coletiva de imprensa sobre o certame.
Descrição: Coletiva de imprensa sobre o certame. Crédito: Edu Fortes - Secom Palmas

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), anunciou em coletiva à imprensa, nesta terça-feira, 28, que o concurso da Guarda Metropolita será realizado ainda neste primeiro semestre. Segundo ela, até o início de abril o edital do certame será divulgado para o preenchimento de 50 vagas, além de cadastro reserva de com outras 50 vagas, totalizando 100 vagas no certame. O salário inicial será em torno de R$ 3 mil.

 

O contrato, de cerca de R$ 1,3 milhão, foi assinado entre a Prefeitura e Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), que será a responsável pelo edital. A dispensa de licitação que confirma a banca foi divulgada no Diário Oficial do Município no último dia 21. Segundo o documento de dispensa de licitação, a estimativa é que o concurso receba 15 mil inscritos. O extrato do contrato será publicado na próxima semana.

 

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter nível médio completo. Além disso, ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e idade entre 18 e 45 anos são requisitos para o cargo.

 

Quanto à remuneração, segundo o estatuto da Guarda Municipal, os profissionais ainda têm direito a 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Há também estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.

 

O objetivo do concurso, de acordo com a prefeita, é recompor o quadro de guardas, já que um novo concurso não é realizado há mais de 11 anos. O quadro é composto por 188 guardas e atualmente há 412 cargos vagos na carreira.

 

 

Renovação de 25%

 

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Durval Ribeiro da Silva Júnior, na oportunidade, disse que o certame representará uma renovação de 25% do efetivo. “Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição, pois possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população”.

Comentários (0)