Palmas, Tocantins -

Cidades


Evento

Educação inclusiva é tema de jornada pedagógica em Araguaína

Evento online foi realizado com apoio do Sebrae e teve quase 4 mil visualizações
- Atualizada em
Divulgação

O tema educação inclusiva foi a pauta da III Jornada Pedagógica, realizada na sexta-feira (15), data em que é comemorado o Dia do Professor, promovida pelo Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Araguaína. O encontro virtual teve a presença de docentes, representantes do segmento, de instituições públicas e privadas.  A palestra foi conduzida pela conferencista Luciana Brites e está disponível no YouTube.

A diretora do Sebrae, Eliana Castro, parabenizou os professores e destacou a importância deles para a formação da sociedade. “É muito linda a missão. É nobre, e com certeza a mais importante, considerando que todo profissional passa pelas mãos dos professores. Um evento como este reforça a valorização de quem ajuda a transformar vidas, por meio da educação”, ressaltou.

A palestrante, Luciana Brites, afirmou que a III Jornada Pedagógica é uma oportunidade de "promover uma reflexão sobre a alfabetização, no contexto da inclusão e na perspectiva do letramento matemático. Temas de extrema relevância para educadores, alunos, pais e comunidades, pois se trata de educação inclusiva, o que propicia melhoria na vida de todos”.

A Jornada foi implantada em 2019, atendendo ao Plano Municipal de Educação (Lei nº 2.927 de 24 de junho de 2015, Meta 15), que fala sobre a necessidade de promover formação continuada aos profissionais da área.  O Sebrae se tornou parceiro nessa ação, em Araguaína, para propiciar uma contribuição para a qualificação e aprimoramento dos professores.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destacou que a cidade exerce influência na Região Norte do Brasil por ser referência em educação. “Somos exemplos, tanto no ensino superior quanto na Educação Básica, fato que me traz muito orgulho porque foi na educação que eu iniciei a minha carreira profissional como professor. Esse evento vem fortalecer a importância desse profissional para todos nós”, pontuou.

O público participante da jornada foram diretores, coordenadores pedagógicos, professores regentes, de Educação Física, recreadores e professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas que atendem turmas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Araguaína e de outras redes e municípios do Estado, das zonas urbana e rural.