Em ofício, Cinthia solicita a Wanderlei reativação de leitos Covid-19 em Palmas

Cinthia destaca que prefeitura mantém 20 leitos de UTI contratualizados, mas com desativação de leitos clínicos do Estado, pacientes de Palmas e região são transferidos para o interior

Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Em ofício protocolado nesta quinta-feira, 13, no Palácio Araguaia, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan, solicitou ao governador em exercício,  Wanderlei Barbosa, a reativação dos leitos clínicos para pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 em Palmas. Ela já havia anunciado, na terça-feira, que faria a solicitação, com base em recomendação do COE-Covid-19 Palmas, diante do aumento expressivo de casos da doença na Capital, nas últimas semanas.

 

No documento, a prefeita destaca que a Prefeitura de Palmas mantém a contratualização de 20 leitos de UTI, credenciados na rede privada de hospitais, habilitados pelo Ministério da Saúde e regulados pela Secretaria Estadual da Saúde. Conforme a prefeitura, isto quer dizer que os leitos são pagos parte com verba federal e parte com recursos próprios do Município, mas é o Governo do Estado que administra a ocupação desses leitos, ou seja, eles não atendem exclusivamente pacientes da Capital. 

 

“Considerando a desativação dos leitos clínicos e de UTI, tanto do Hospital Geral Público de Palmas quanto do Hospital de Campanha sob gestão estadual, hoje o município de Palmas e região não têm leitos de internação clínica para pacientes Covid-19, sendo que os pacientes estão sendo referenciados para cidades do interior”, diz Cinthia no ofício.

 

A prefeita lembra, também, que a maior parte das ações e serviços de saúde tem sido executada pelo Município no cenário epidemiológico de enfrentamento da pandemia, incluindo desde ações de vigilância em saúde até a contratualização de leitos de UTI, para complementar a oferta existente, “sendo que esta ampliação também se fundamenta pela insuficiência de leitos disponíveis localizados em Palmas, uma vez que os leitos públicos existentes também são referência para os demais municípios do Estado”, ressalta.

 

A reativação dos leitos clínicos pelo Governo do Estado, afirma a prefeita, visa garantir atendimento aos pacientes de Palmas e demais municípios referenciados, “a fim de estreitar a parceria no enfrentamento à Covid-19”, conclui.

Comentários (0)