Carro fumacê percorre quadras de Palmas até domingo, 3; Semus divulga cronograma

De acordo com a Semus, apesar de viável contra o vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, o inseticida possui baixa toxicidade para seres humanos e animais domésticos

Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Descrição: Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

A aplicação de inseticida com o Ultra Baixo volume (UBV), conhecido como ‘fumacê’, é uma das alternativas utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para combater situações endêmicas de dengue, zika e chikungunya, doenças ocasionadas pela forma alada e adulta do mosquito fêmea do Aedes aegypti.

 

O inseticida preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) para o combate a essa fase do Aedes é o Cielo, produto químico composto por Praletrina e Imidaclopride. Com essa fórmula em baixíssima dose, o defensivo é capaz de provocar espasmos, queda e morte no mosquito alvo, agindo por até 25 minutos após sua aplicação.

 

Segundo o MS, o produto é viável e tem baixa toxicidade para seres humanos e animais domésticos, baixo impacto ambiental, alto nível de segurança no manuseio. Além disso, ele  não é cancerígeno e não causa mutações. O Cielo é aplicado em Palmas por equipamento veicular, que circula em pontos considerados endêmicos para o mosquito, em uma velocidade de 15 quilômetros por hora, borrifando de 70 a 75 miligramas por minuto.

 

Em Palmas, os agentes de endemias da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) já aplicaram mais de 600 litros do inseticida em 31 bairros e quadras da Capital, com cerca de 43 mil imóveis. O trabalho, iniciado na segunda quinzena de junho para a eliminação do mosquito, continua até o próximo domingo, 03. 


Pelo fato da aplicação do fumacê ter como alvo somente os insetos adultos que estiverem em voo no momento da pulverização, a sua eficiência está condicionada por inúmeros fatores. A Semus reforça que apesar de eliminar as fêmeas adultas do Aedes aegypti, auxiliar no bloqueio de transmissão das doenças e, em consequência disso, poder controlar surtos, o fumacê deve estar aliado com outras ações preventivas. Os moradores devem ficar atentos aos seus imóveis, realizar vistorias semanais, removendo qualquer possível criadouro do Aedes e auxiliar, assim, no controle das arboviroses transmitidas pelo mosquito.

 

Programação de aplicação do fumacê


 
Dia 02/07 


Manhã - 05 às 08 horas


Santo Amaro
Lago Norte
 
Tarde - 17 às 20 horas


Santa Fé 
Aureny I - Manhã e tarde
 
Dia 03/07 


Manhã e tarde


Morada do Sol
Aureny II

Comentários (0)