Em Pedro Afonso, 25 pacientes são operados durante mutirão de cirurgias eletivas

Pacientes do município e região foram operados via Sistema de Regulação (SISREG), que aguardavam por colecistectomia (pedra na vesícula), hérnias e hemorróidas.

Equipe responsável pelo mutirão de cirurgias eletivas no HRPA.
Descrição: Equipe responsável pelo mutirão de cirurgias eletivas no HRPA. Crédito: Ascom/SES

O Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA) realizou o primeiro mutirão de cirurgia eletivas da unidade, entre os dias 11 e 13 de julho. Foram operados 25 pacientes de Pedro Afonso e região, via Sistema de Regulação (SISREG), que aguardavam por colecistectomia (pedra na vesícula), hérnias e hemorróidas.

 

A equipe multiprofissional responsável pelo mutirão contou com o cirurgião geral do HRPA, Fabricio Vieira; o anestesista Wildglan Lima; os médicos auxiliares, Gilvan Sousa e Francisco Alves; além da equipe de enfermagem da unidade.

 

O HRPA é um hospital de pequeno porte que oferta as seguintes especialidades: enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, odontologia, assistente social, clínica geral, cirurgia geral, ginecologista/obstetra, pediatria e ortopedia. De acordo com o médico cirurgião, Fabrício Vieira, “a realização de mutirões como o ocorrido na última semana, são importantes para a descentralização do atendimento de Saúde na rede Estadual.”

 

O médico explicou que o mutirão é direcionado a pacientes regulados, ou seja, já inscritos no SISREG, à espera de um dos procedimentos que possam ser realizados dentro da especialidade de cirurgia geral. “O mutirão deu tão certo que queremos realizar um, por mês e esse sucesso se deve ao empenho dos profissionais envolvidos com o apoio da diretora geral, Azenath Correia e do diretor técnico Paulo Sérgio Alves, os quais garantiram todas as condições para a execução das cirurgias,” afirmou.

 

Operadora do SISREG na unidade, Teresa Régia ressaltou seu contentamento em fazer parte do mutirão. “Somos uma unidade de pequeno porte e a organização desses procedimentos é importante para nosso Hospital que tinha uma demanda muito grande para os pacientes da cidade e da região. Para toda a equipe multidisciplinar foi de grande valia a realização de todos estes procedimentos em apenas três dias”, concluiu.

 

 

Procedimentos realizados como Cirurgia Geral:

- Hérnias: inguinal, umbilical, epigástrica, hiatal, ente outras;
- Colelitíase (pedra na vesícula);
- Colecistite
- Hemorróidas
- Doença diverticular dos colóns;
- Diverticule aguda;
- Úlcera gástrica;
- Traumas.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)