Em Taquaruçu, bombeiros e brigadistas chegam ao 18º dia de combate aos incêndios

Este ano, segundo levantamento da Defesa Civil, os quartéis do Corpo de Bombeiros de Palmas já registraram 407 ocorrências de combate a incêndios florestais, sendo 81 entre os dias 1º e 14 de setembro

Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Equipes do Corpo de Bombeiros Militares (CBMTO), Defesa Civil Estadual, brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e militares do Exército Brasileiro já estão na região da Cachoeira do Evilson, em Taquaruçu, no 18º dia consecutivo de combate aos incêndios florestais. O novo foco surgiu na noite dessa segunda-feira, 14, após um intenso dia de trabalho em que se debelou duas linhas de fogo que vinham deixando um rastro de destruição ambiental e nas estruturas das propriedades por onde passavam.

 

O maior desafio são os ventos deste período, somados ao terreno muito inclinado e ao grande volume de massa seca que contribuem para que os focos se alastrem com mais rapidez. Em muitas ações, o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), atua fazendo lançamentos de água, apoiando as equipes.

 

Este ano, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual, os quartéis do Corpo de Bombeiros de Palmas já registraram 407 ocorrências de combate a incêndios florestais, sendo 81 entre os dias 1º e 14 de setembro.

 

Em todo o Tocantins, já são 1.235 ocorrências de combate a incêndios florestais registradas pelo CBMTO. “Em se tratando de acumulado no ano, temos um aumento de 5,74%, ou seja, passamos de 1.168 atendimentos para 1.235, ou seja, estão ocorrendo mais combate, mesmo com o número de focos registrados a menos ou estável, no que se refere ao mesmo período”, destacou o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.

 

O quartel de Bombeiros de Araguaína ocupa a segunda posição em quantidade de registros de focos, com 263. Paraíso do Tocantins está na terceira colocação, com 197 registros.

Comentários (0)