Equipe de fiscalização irá inspecionar higienização dos ônibus em Palmas

A inspeção será  realizada na noite desta quarta-feira, 8, durante lavagem dos veículos na garagem da empresa Expresso Miracema, localizada na região Sul da Capital.

Higienização dos ônibus de Palmas
Descrição: Higienização dos ônibus de Palmas Crédito: Luciana Pires/Secom Palmas

A equipe noturna de Fiscalização de Trânsito e Transporte  da  Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu)  acompanhará  nesta quarta-feira, 8, a limpeza e a higienização da frota de ônibus que operou durante o dia na Capital.

 

A Sesmu vem reforçando o acompanhamento do processo de higienização dos veículos que atendem os usuários do Transporte Coletivo de Palmas.

 

A inspeção será  realizada na noite desta quarta-feira, 8, durante lavagem dos veículos na garagem da empresa Expresso Miracema, localizada na região Sul da Capital.  A  limpeza noturna acontecerá  em dois períodos, das às 17 às 22 horas e das 23:10  à  01:15 da madrugada.   Ao todo dez  funcionários estarão realizando a desinfecção e higienização dos coletivos.

 

Os ônibus recebem higienização  também durante o dia, ao final de cada viagem dos coletivos, nas Estações, onde um funcionário faz a limpeza interna dos balaústres com álcool 70%, e nos lugares em que as pessoas colocam as mãos.

 

Antes dos veículos voltarem a circular pelas vias municipais, quando chegam para lavagem na garagem passam inicialmente pela análise mecânica, que após a liberação passam pela ducha, ou seja, um lavador automático que limpa a parte externa nesta primeira etapa.

 

Em seguida, é iniciada a lavação interna, que é o processo mais demorado, uma vez que são aplicados os produtos de limpeza nos assentos, catraca, janelas, corrimão, pisos e portas.

 

Vale ressaltar que essa limpeza é feita todos os dias, sendo que a última parte deste processo é a secagem nas imediações internas dos veículos. Além disso, toda frota passa também por dedetização periódica para que ela esteja em boas condições de atender aos usuários.

 

 Segue algumas dicas de prevenção: 

 

- Lavar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou higienizá-las com formulação alcoólica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.

 

- Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.

 

Comentários (0)