Equipe médica de hospital municipal reclama de atraso dos salários desde outubro

Ao menos 22 profissionais estão sem receber os salários, mas a Secretaria Municipal de Saúde garante que até final deste mês a situação estará regularizada

Crédito: Da Web

A equipe médica que presta serviço no Hospital Municipal de Araguaína (HMA) está com os salários atrasados desde outubro, situação que levou os profissionais a emitirem nota, nesta terça-feira, 10, manifestando indignação com o que consideram falta de respeito com a categoria. Ao menos 22 profissionais estão sem receber os salários. O valor acumulado da dívida corresponde a mais de R$ 5 milhões.

 

O atraso nos salários, segundo informa a nota, tem sido recorrente, o que, de acordo com a equipe médica do HMA, tem gerado total insegurança por parte dos profissionais, que se sentem desmotivados a permanecer na instituição, “por não haver compromisso das instituições superiores no repasse da verba para pagamento dos médicos. Não podemos contar com o próprio salário, sendo este um direito garantido pela Constituição, e que infelizmente não vem sendo cumprido”, reclamam.

 

Sustentam os médicos daquela unidade de saúde que a equipe tem se esforçado ao máximo para que Araguaína seja referência no cuidado com o paciente pediátrico, “mas nos sentimos impotentes diante da falta de compromisso conosco”, lamentam.

 

Nos bastidores, comenta-se que alguns médicos estão tão desmotivados que pensam em deixar o município, o que poderia comprometer o funcionamento da UTI Pediátrica de Araguaína. Vale lembrar, que o HMA chegou a ganhar destaque na mídia por realizar quatro cirurgias cardíacas infantis.

 

Tanto a Secretaria Municipal da Saúde como a própria Prefeitura admitem o atraso dos salários dos médicos e garantem que até o final deste mês, o pagamento será efetivado.

 

Todos os repasses para o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que gere a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e o Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) estariam sendo feitos. Pelo menos é o que diz um trecho da nota encaminhada pelo próprio ISAC à imprensa, no final da manhã desta terça-feira, informando ainda que os serviços e atendimentos estão sendo realizados normalmente.

 

Para o Instituto, o atraso no pagamento de servidores e fornecedores é uma consequência dos repasses parciais de recursos que vêm acontecendo todos os meses desde fevereiro deste ano.

 

 

"Escolas difíceis"

 

Na nota, o ISAC observa que está sendo obrigado a fazer “escolhas difíceis”, como manter o abastecimento de materiais, medicamentos e demais insumos hospitalares e pagar colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores.

 

 

Regularização 

 

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, até o final deste mês, serão regularizados os repasses do convênio com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). Para tanto, a Prefeitura apenas aguarda os repasses dos governos federal e estadual, já que o convênio é tripartite, ou seja, mantido com recursos federal, estadual e municipal, para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e Ambulatório Municipal de Especialidades. Esclarece ainda que a irregularidade nos repasses foi em decorrência do atraso nos depósitos do Governo do Estado.

 

 

Confira a nota dos médicos:

 

"Em nome dos médicos que trabalham no Hospital Municipal de Araguaína, viemos através de esta nota manifestar o repúdio contra o descaso que envolve o não pagamento dos salários dos médicos desta instituição, nas suas mais diversas especialidades”.

“Sabendo que a equipe médica desta unidade têm se esforçado grandemente para oferecer um cuidado de excelência para as crianças do estado do Tocantins com empenho e profissionalismo, e que o atraso no pagamento do salário tem sido algo recorrente, viemos tornar público tal fato, para que providências sejam tomadas para a regularização dessa situação o quanto antes”.

“Precisamos registrar que isso tem acontecido de forma recorrente, implicando em uma geral insegurança por parte dos profissionais, que se sentem desmotivados a permanecer na instituição, por não haver compromisso das instituições superiores no repasse da verba para pagamento dos médicos. Não podemos contar com o próprio salário, sendo este um direito garantido pela Constituição, e que infelizmente não vem sendo cumprido”.

“É necessário que todos saibam que temos feito o nosso máximo para que Araguaína seja referência no cuidado com o paciente pediátrico, mas nos sentimos impotentes diante da falta de compromisso conosco, também temos as nossas famílias e necessitamos receber pelo serviço prestado, afinal de contas esse é o nosso trabalho”.

“Consideramos a situação lamentável e queremos que a população esteja ciente da real situação do HMA, e da falta de compromisso com os médicos que prestam serviço nesta instituição”.

Comentários (0)