Escolas municipais palmenses abrem o ano letivo nesta quinta-feira, 23

Ao todo são 65 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), localizados na zona urbana da Capital, com exceção de quatro unidades educacionais que tiveram o início do ano letivo adiado

Crédito: Edu Fortes - Secom Palmas

O período de férias escolares para os alunos da rede municipal de ensino de Palmas está acabando e, com ele, volta a rotina das aulas do ano letivo de 2020, com o retorno das atividades escolares nesta quinta-feira, 23, para os alunos que estudam em 65 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), localizados na zona urbana da Capital, com exceção de quatro unidades educacionais que tiveram o início do ano letivo adiado para a próxima segunda-feira, 27.

 

O adiamento nestas unidades se dá em razão das obras de melhorias de infraestrutura, que estão sendo realizadas nessas unidades. São elas: Cmei Amâncio José de Moraes, localizado na Arse 22; Cmei Miudinhos, no Setor Santa Fé; Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na Arno 42 e ETI Anísio Spínola Teixeira, no Setor Bertaville.

 

Já para os estudantes matriculados nas escolas do campo, conforme calendário escolar, as atividades letivas serão retomadas somente no dia 3 de fevereiro.

 

Nas unidades de Ensino Fundamental e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), diretores, professores e servidores em geral aguardam seus alunos para dar às boas vindas e iniciarem mais um ano de estudos e de muito aprendizado.

 

Para dar início às atividades do ano letivo, uma aula inaugural será realizada na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, localizada no Setor Santa Fé II, às 9 horas.

 

A cerimônia destinada a recepcionar os alunos será prestigiada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), pela secretária da Educação, Cleizenir dos Santos, gestores escolares, professores, entre outras autoridades.

 

 

Bilhetagem Eletrônica

 

Na oportunidade, a prefeita Cinthia fará a apresentação de 42 ônibus, que serão usados no programa Bilhetagem Eletrônica - novo sistema implantado no transporte escolar da Capital. Além da nova tecnologia, a frota passa a contar com veículos mais novos e modernos.

 

A inovação tecnológica é direcionada para estudantes da zona rural de Palmas e significa um marco para a Capital, que se torna pioneira no uso do sistema. Com a implantação dessa nova tecnologia, os alunos cadastrados no sistema de transporte escolar da Rede Municipal passam a utilizar o cartão de bilhetagem eletrônica.

 

Assim, o Município, as escolas e os pais terão total controle sobre as rotas dos ônibus em tempo real, podendo monitorar se o aluno está mesmo indo à escola, pois o sistema possibilita uma integração entre o sistema de frequência do ônibus, com o de frequência da escola, por meio do cartão da bilhetagem eletrônica.

 

A tecnologia permite ainda o monitoramento dos veículos por meio das imagens tanto internas quanto externas.

 

 

A Rede

 

A capacidade de atendimento da Rede Municipal de Ensino de Palmas é de 47 mil alunos, com 75 unidades educacionais, sendo 30 Cmeis (atendem crianças da faixa etária de seis meses a cinco anos e 11 meses), e 45 escolas (atendem educandos do Ensino Fundamental que compreende a faixa etária de seis a 14 anos), além de duas instituições conveniadas, que também atendem crianças da Educação Infantil.

 

Até o final da manhã desta quarta-feira, 22, 39.512 alunos estavam matriculados, sendo 28.209 no Ensino Fundamental, 10.205 nos Cmeis e escolas que atendem a modalidade de Educação Infantil. Outros 417 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 681 no Atendimento Educacional Especializado.

Comentários (0)