Estação de tratamento de água de Palmas terá desligamentos para conclusão de obras

Os desligamentos irão acontecer nos dias 6, 13 e 20 de dezembro, que são três domingos consecutivos, das 13h às 23 horas. A normalização do abastecimento deve acontecer até as 7h das segundas-feiras.

Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

A obra de ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tocantins, a ETA 6, que abastece 80% da população de Palmas, está em período de conclusão. Nesta etapa final serão realizadas três paralisações no abastecimento para que sejam feitas interligação de novas unidades do sistema de tratamento de água.

 

Os trabalhos irão acontecer nos dias 6, 13 e 20 de dezembro, que são três domingos consecutivos, das 13h às 23 horas. A normalização do abastecimento deve acontecer até as 7h das segundas-feiras.

 

A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, com investimento de mais de R$ 28 milhões, que pretende tornar a estação duas vezes maior que a atual, beneficiando cerca de 80 mil famílias da Capital.

 

Atualmente, a ETA 6 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo.

 

Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.

 

Interrupções programadas

 

Para minimizar os impactos da interrupção do fornecimento de água durante as obras de interligação de novas unidades do sistema de tratamento, as equipes da BRK Ambiental analisaram os dias com menor tendência de consumo e os horários que favorecem a recuperação do sistema após a intervenção.

 

“Estamos com a equipe técnica mobilizada para garantir que as obras de interligação sejam executadas no menor prazo possível a fim de minimizar os impactos no abastecimento. Orientamos também que, os clientes que têm caixa d’água mantenham o consumo ao mínimo necessário para que não falte água em seu imóvel durante as intervenções e para contribuir no processo de recuperação do abastecimento”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações em Palmas.

 

Os clientes serão informados das interrupções por SMS, carro de som e comunicados em redes sociais. Para garantir o recebimento das mensagens, a concessionária reforçou a importância de os clientes manterem seus cadastros atualizados.

 

Qualquer dúvida durante as interrupções, o cliente também pode contatar a BRK Ambiental por meio do 0800 6440 195 ou ainda pelas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram).

 

Tratamento de água

 

Na Estação de Tratamento de Água (ETA), a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após esses processos, a água é distribuída para os reservatórios.

Comentários (0)