Farmácias das USFs de Palmas passam a ofertar canetas de insulina para pacientes

Insulinas NPH e Regular estão disponíveis nas farmácias municipais para pacientes com Diabetes Mellitus 1 ou 2; para ter acesso ao medicamento é necessário levar receituário médico e Cartão do SUS

Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

A partir deste mês, as farmácias das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas distribuem canetas de aplicação de insulina NPH, de ação intermediária, e Regular, de ação rápida para pacientes de todas as idades que sejam acometidos por Diabetes Mellitus 1 ou 2. Os sistemas de aplicação preenchidos com insulinas (canetas) são fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e já estão disponíveis nas farmácias municipais mediante apresentação de receituário médico e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A caneta tem o objetivo de facilitar a adesão ao tratamento e melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem de diabetes, pois o sistema foge do formato mais conhecido de vacina, com seringas e agulhas. Outra vantagem é a precisão da dosagem que reduz as chances de complicações causadas pela falta de controle do nível de glicose no sangue, como a hipoglicemia.

 

O coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Nunes, explica que as canetas trazem maior conforto e praticidade para aplicação da insulina. “O próprio usuário poderá aplicar a injeção sem a ajuda de terceiros, e como as agulhas são ultrafinas, causam menor grau de dor e incômodo, visando a qualidade de vida dos pacientes”, garante.

 

Para receber o medicamento, os pacientes devem procurar a farmácia municipal mais próxima portando uma caixinha de isopor com gelo para armazenagem da insulina, apresentar o Cartão do SUS e receita médica.

 

Os pacientes também podem solicitar o aparelho glicosímetro, para monitorar o índice de glicemia, além de tiras e agulhas. A solicitação deve ser feita pelo profissional médico que informará a quantidade de fitas necessárias para o mês. Também é necessário levar na farmácia da unidade de saúde cópia dos documentos pessoais para montar processo de aquisição.

 

Para mais informações sobre o recebimento das insulinas, a população pode procurar os farmacêuticos das farmácias das USFs.

 

Confira abaixo a lista de farmácias municipais da Capital:

 

 

Comentários (0)