Feira do Bosque retoma atividades na 304 Sul sem aglomerações

Após quase seis meses de suspensão, devido à pandemia, Feira do Bosque é retomada

Crédito: Samuel Jesus

Comerciantes da tradicional Feira do Bosque retomaram suas atividades neste domingo, 13, após quase seis meses de suspensão, devido à pandemia. Em novo endereço, agora na Feira da 304 Sul – Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, os feirantes poderão comercializar seus produtos todos os domingos das 16 às 22h, seguindo as normas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

 

E, mesmo sendo o primeiro dia de retomada, os feirantes já demonstram boa expectativa. "Antes fazíamos R$ 18 mil/mês com vendas na Feira do Bosque", lembra a comerciante de bolos e salgados, Mirian Moreira Silvestre, que há mais de 20 anos trabalha na feira. "Na pandemia, tentamos inovar colocando nossos produtos em aplicativo, mas não é a mesma coisa. Com a liberação das vendas durante a semana na 304 Sul e agora com a Feira do Bosque, vamos conseguir retomar aos poucos nossas vendas. Na Praça do Bosque [local onde era realizada a feira], temos mais vendas, mas para esse retorno, vemos essa abertura na 304 Sul, como uma oportunidade", complementou.

 

Mesmo não tendo um movimento anterior ao período de pandemia, o artesão Ivanildo Bernardes da Silva, com 18 anos de Feira do Bosque, não via a hora de retomar as atividades. "Mesmo em dias que não temos boas vendas, mas aqui é o nosso cartão postal, o cliente nos procura depois para fazer encomendas. E a Praça do Bosque já está na cabeça do turista e do palmense mas, enquanto não voltamos em definitivo, aqui é sem dúvida uma oportunidade de negócio", ressalta o artesão.

 

Os visitantes também foram no primeiro dia, alguns só passaram, compraram seus produtos e saíam, outros passearam pelas bancas, sentaram e comeram com tranquilidade. O servidor público, Daniel Barbal, um frequentador assíduo da Feira do Bosque, ficou sabendo do retorno da feira pela internet e sentiu mais seguro em ir na 304 Sul, por conhecer a estrutura de segurança disponibilizada lá. "Já conhecemos a estrutura da feira da 304 Sul e não tivemos receio. Hoje vim comprar um pijama para minha filha", disse.

 

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Raimundo Nonato Júnior, explica que, assim como acontecia na Praça do Bosque, os espaços foram divididos em gastronomia, artesanato e confecção. "O funcionamento da Feira do Bosque segue os mesmos protocolos de segurança já seguidos de terça a sábado na feira da 304 Sul, com a presença de fiscais e equipe da Vigilância Sanitária. Esse recomeço vemos como positivo. Mesmo sendo o primeiro dia, estamos vendo um bom movimento. E, enquanto não retomamos em definitivo para a Praça do Bosque, uma vez que a utilização dos espaços públicos está restrita devido ao decreto, aqui os comerciantes do bosque poderão fazer suas vendas todos os domingos", explicou Raimundo tratando do Decreto Nº 1.896/2020 que restringe o acesso a equipamentos públicos, dentre outros.

 

Entenda

 

Desde o início da pandemia quando o Município de Palmas publicou o Decreto Nº 1.856/2020, as atividades da Feira do Bosque foram suspensas. Após tratativas com feirantes e artesãos que atuam nesse espaço, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) decidiu pela retomada desta histórica feira da nossa Capital neste domingo, 13, das 16 às 22h, porém na Feira da 304 Sul – Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, haja vista que o local já dispõe de adequações necessárias ao enfrentamento da Covid-19, como pias com dispensers de álcool e sabão, totens e demarcações de afastamento.

Comentários (0)