HGP alerta e orienta população sobre quais casos permitem acompanhantes na pandemia

Na unidade é permitido a entrada de acompanhantes apenas em casos de internação e somente para alguns segmentos da população, para evitar a transmissão da Covid-19

Crédito: André Araujo/Governo do Tocantins

No intuito de coibir aglomerações para evitar a transmissão da Covid-19, o Hospital Geral de Palmas (HGP) alerta a população para os cuidados e medidas restritivas adotadas, em busca de garantir a proteção dos profissionais e pacientes internados. Só será permitido a entrada de acompanhante apenas em casos de internação e para alguns segmentos da população: crianças e adolescentes, mulheres grávidas e no pós-parto, pessoas com deficiência e idosos (seguindo a Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde - 8.080/90).

 

“A partir do momento que o paciente é internado, nós profissionais de saúde garantimos todo o cuidado ao usuário. Entendemos que é difícil deixar o paciente se hospitalizar sozinho, mas temos que levar em conta que estamos vivendo uma pandemia e que precisamos proteger  quem nós amamos. Nos casos de pacientes que não tenham necessidade, pedimos aos acompanhantes, que permaneçam em casa, na medida em que a unidade hospitalar repassará diariamente todas  as informações do boletim médico. Nas consultas de retorno, deverá comparecer somente o paciente, com a finalidade de evitar quantidade de pessoas circulando no hospital”, explicou a diretora de Integração Multiprofissional do HGP, Noêmia Sampaio de Andrade.

 

“Dispomos de uma equipe qualificada e dedicada (de psicólogos e assistentes sociais), que diariamente entra em contato com o familiar responsável e repassa todas as informações do boletim médico. Vale lembrar que a entrada de acompanhantes pode colocar em risco a segurança de todos os pacientes, dos servidores, e dos familiares em contrair o vírus da Covid-19. Por isso contamos com a colaboração de toda população tocantinense, pois juntos venceremos esta doença”, declarou o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo.

 

Dentre as principais recomendações quando se trata de paciente com extrema necessidade de acompanhante, estão:

 

- Idosos do grupo de risco que não sejam acompanhantes;

 

- Todos os acompanhantes devem, obrigatoriamente, utilizar máscara durante toda a permanência no hospital (cobrindo boca e nariz) e higienizar, com frequência, as mãos com água e sabão ou álcool em gel;

 

- É proibida a entrada de pessoas com sintomas gripais, como febre, tosse e coriza e/ou diagnóstico de Covid-19 ou contato com caso de Covid-19 nos 14 dias anteriores.

Comentários (0)