IOP garante ter condições de implantar 20 leitos de UTI Covid-19 em 15 dias

Sem leitos disponíveis, rede particular é apontada como opção de ampliação e reserva de leitos para tratamento da Covid-19 no Tocantins, que vive a iminência de um total colapso hospitalar

Crédito: Divulgação/SES

Em meio ao colapso anunciado na rede privada de atendimento hospitalar em Palmas, o diretor geral do Hospital IOP, Bruno Aquino, confirmou ao T1 Notícias na tarde de ontem, 1º de março, que o hospital tem condições de implantar, entre 10 e 15 dias, mais 20 leitos de UTI em Palmas.



A informação já havia sido antecipada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Tocantins, como uma das opções de ampliação e reserva de leitos em análise pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Porém, não há ainda nenhuma contratualização destes leitos, informa o diretor.

 

“Temos um parque de equipamentos maior, em que conseguimos fazer as adaptações necessárias nos próximos dias. As adaptações do prédio que precisam ser feitas, são o maior desafio. Vencido isso, entre 10 e 15 dias, conseguimos ativar esses leitos”, diz Bruno.



Questionado acerca das equipes necessárias para que os leitos funcionem, Bruno afirma que o IOP tem médicos intensivistas com condições de gerir uma equipe maior. “Primeiro precisamos fazer a adaptação física do prédio, em seguida fazer a contratação de toda a equipe assistencial que passará a ser coordenada pelos nossos médicos intensivistas”, afirma.



Os leitos de UTI do IOP, conforme Bruno, propiciam atendimento dentro da tabela CIB que determina a diária de R$2.793 com o paciente já internado. “O Ministério da Saúde repassa por cada leito destinado ao SUS a quantia de R$1.600, e o restante do valor deve ser complementado pelo contratante”, explica.



Os leitos disponibilizados em rede particular podem ser contratados tanto pelo Governo do Tocantins quanto pela Prefeitura de Palmas.

Comentários (0)