Micareta possibilitou geração de renda, além de lazer popular em Miracema

Principal Carnaval fora de época do Tocantins recebeu 40 mil pessoas e contou com apoio do Governo do Estado.

O baiano Durval Lelys cantou na segunda noite da micareta.
Descrição: O baiano Durval Lelys cantou na segunda noite da micareta. Crédito: Ronys Rocha/Prefeitura de Miracema

Há 22 anos, o Ponto de Apoio, em Miracema do Tocantins, abriga uma das festas mais populares do Estado. Realizado sempre no mês de julho, em meio à concorrida programação de praias do Estado, o Miracaxi sempre foi sucesso de público, mobilizando tanto moradores locais quanto visitantes de outras cidades e estados. Nesta edição, realizada entre os dias 19 e 21, cerca de 40 mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar, participaram da micareta.

 

Com três shows por noite, se dividindo em três trios elétricos, os brincantes seguiram cantores renomados, como Durval Lellys e Tomate, e artistas de estados vizinhos e locais que não deixaram o público ficar parado, como as bandas TDN, Nu Comando, Ai Kitudo, Krys França, Projeto 1+1, Rubynho - OZ Bambaz e Banda Rit. Uma novidade que lotou o Ponto de Apoio na tarde de domingo foi a programação voltada para as crianças, o MiraKids.

 

O prefeito Saulo Milhomem informou que a festa superou as expectativas da administração, levando-se em consideração o cenário econômico atual. “O Miracaxi é um evento importante para a nossa cidade, pois aquece a economia local com geração de empregos diretos e indiretos, além de proporcionar às pessoas a oportunidade de prestigiarem atrações de renome nacional”, pontuou, enfatizando o apoio estadual em sua realização.

 

 

Apoio ao Miracaxi

 

Para a realização do Miracaxi, a Prefeitura de Miracema contou com apoio de duas emendas parlamentares, assinadas pelos deputados Ivory de Lira e Nilton Franco, totalizando R$ 300 mil em recursos liberados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura (Adetuc) e repassados à gestão municipal nesta segunda, 22, pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz). A segurança contou com a atuação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

 

"O Miracaxi é uma das programações mais tradicionais do Estado neste período de temporada, e o Governo do Estado não mediu esforços para conseguir a liberação das emendas em tempo recorde, e continuamos trabalhando para liberar as demais emendas destinadas à temporada”, informou o presidente da Adetuc, Tom Lyra.

 

Neste ano, houve ocupação máxima dos 320 leitos oferecidos na cidade. A festa ainda movimentou os 15 restaurantes locais e, para trabalhar dentro da área fechada para a micareta, a prefeitura recebeu 109 inscrições de ambulantes.

 

 

Temporada

 

A programação de temporada de praia de Miracema continua até o dia 4 de agosto. A praia oficial, a Mirassol, que este ano está com uma faixa maior de areia, recebeu palco, barracas de alimentação e saúde, além de arena esportiva. Para o próximo final de semana, estão previstos shows do Projeto 1+1, dia 27, Mário César e Filipe (28) e ainda Lenilton Lima no dia 3 de agosto e banda Viola D Junior, no dia 4.

 

As praias particulares também são ótimas opções de lazer. O Funil conta com grande estrutura de barracas de alimentação e beira-rio, assim como hospedagem local e shows aos finais de semana. Mais tranquila, a praia do Paredão também oferece alguns chalés, área de camping, restaurante e uma vista magnífica. 

 

Já a Ilha do Carlinhos é acessível somente por voadeira e opção para se passar o dia, com oferta local de restaurante. Seus chalés estão reservados até agosto, mas é possível acampar no local, onde a pesca é um dos atrativos.

 

 

Comentários (0)