Morre Ewaldo Borges, ex-prefeito de Colinas, vítima de afogamento no Rio Araguaia

Corpo do ex-prefeito de Colinas foi encontrado no Rio Araguaia na manhã deste domingo, 26. Ele pescava no Rio Araguaia quando o barco em que estava afundou.

Crédito: Divulgação

Foi encontrado na manhã neste domingo, 26, o corpo do ex-prefeito de Colinas, médico Ewaldo Borges Rezende, desaparecido no Rio Araguaia enquanto pescava com o irmão na região de Arapoema na madrugada desse sábado, 25.

 

De acordo com as informações, o barco em que ele estava afundou e apenas o irmão do ex-prefeito conseguiu nadar até a margem. Equipes do Corpo de Bombeiros faziam buscas na região deste ontem, 25.

 

Formado em Medicina pela Universidade de Londrina, Ewaldo Borges Rezende foi prefeito de Colinas pelo MDB de 1993 a 1996 e já atuou no Hospital Geral de Palmas (HGP).

 

O conselheiro federal de medicina, Dr. Estevam Rivello Alves, divulgou nota lamentando a perda. "Médico generalista, que por muitos anos trabalhou na cidade de Colinas e cidades circunvizinhas. Em Palmas, foi fundador da Unidade de Pronto Atendimento Sul, exercendo seu brilhante trabalho também na UPA Norte. No HGP trabalhou no Pronto Socorro, foi um dos fundadores da Unidades de Cuidados Intermediários. Generoso, de sorriso fácil, atencioso, humilde, deixará conosco os exemplos de respeito ao próximo, coleguismo extremo, do acurado conhecimento adquirido nesses quase 40 anos de vida profissional, dedicados ao serviço público, ao SUS", diz um trecho da nota.

 

Confira a nota na íntegra:

 

Acabo de receber a notícia de falecimento do amigo, irmão, conselheiro, Dr. Ewaldo Borges Rezende.


Encontrado na manhã deste domingo (26/06), vítima de afogamento, ocorrido na localidade chamada Jacú (Rio Araguaia), no município de Arapoema-TO.


Médico generalista, que por muitos anos trabalhou na cidade de Colinas e cidades circunvizinhas. Em Palmas, foi fundador da Unidade de Pronto Atendimento Sul, exercendo seu brilhante trabalho também na UPA Norte. No HGP trabalhou no Pronto Socorro, foi um dos fundadores da Unidades de Cuidados Intermediários. 


Generoso, de sorriso fácil, atencioso, humilde, deixará conosco os exemplos de respeito ao próximo, coleguismo extremo, do acurado conhecimento adquirido nesses quase 40 anos de vida profissional, dedicados ao serviço público, ao SUS.


Dr. Ewaldo foi pioneiro no Tocantins, sendo dele a inscrição no CRM-TO de número 48.


Exerceu o cargo de Prefeito da cidade de Colinas-TO (1993-1996). 


Perdemos um ícone da medicina tocantinense! 


Particularmente foi uma grande inspiração para mim, compartilhar de sua amizade, lealdade e cumplicidade profissional. Muito aprendi com você amigo! Sua partida nos deixa com uma sensação de vazio. 


Resta-me pedir a Deus, o devido conforto a todos os familiares, em especial a esposa Dona Adriana, os filhos André, Vinicius e Ewaldo e a uma legião de amigos que ele construiu aqui na terra.


Até um dia amigo! 

Dr. Estevam Rivello Alves
Conselheiro Federal de Medicina

 

Notas de Pesar 

 

Nota de Pesar - Governador Wanderlei Barbosa

 

Com muito pesar, recebi a notícia da morte do ex-prefeito de Colinas do Tocantins, o médico Evaldo Borges Resende, ocorrido na madrugada desse sábado, 25, em um trágico acidente quando o barco em que estava afundou no Rio Araguaia, próximo a Arapoema, na região norte do Estado.

 

Evaldo Borges Resende era médico e atuou como clínico geral no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde conquistou a admiração e o respeito dos colegas e pacientes. Como prefeito de Colinas (1993 a 1996) trabalhou com dedicação pelo crescimento e desenvolvimento de município e região.

 

Neste momento de luto, clamo para que nosso eterno e bom Deus envie o consolo de seu Santo Espírito aos corações dos familiares, amigos e aos cidadãos colinenses que, certamente, sentem a partida repentina de Evaldo Borges Resende. A todos, os meus sentimentos e orações.

 

Nota de Pesar - Semus de Palmas 


 
Foi com profunda tristeza e pesar que tomamos conhecimento do falecimento do médico Ewaldo Borges, aos 73 anos, ocorrido neste final de semana após o barco no qual estava pescando com seu irmão afundar no Rio Araguaia, no norte do Estado. Hélio Borges Rezende, de 70 anos, conseguiu se salvar nadando até a margem.


Dr Ewaldo era médico concursado da rede de saúde de  Palmas desde 2000, e durante estes 22 anos se dedicou a desempenhar a verdadeira medicina, aquela que cuida, acompanha e participa da vida de seus pacientes. 


Sempre muito querido, respeitado pelos colegas da medicina e profissionais de outras áreas da saúde. Era reconhecido como um bom conselheiro e eficiente médico. Dr Ewaldo era admirado por todos e deixa saudades.  Fica o legado de honradez, profissionalismo e de muita dedicação.


Neste momento de dor e tristeza, a Prefeitura de Palmas e os servidores da saúde da Capital se unem aos familiares do médico, pedindo a Deus que dê força e serenidade para superar a irreparável perda.

 

Nota de Pesar - Associação Tocantinense de Municípios

 

Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), por meio do presidente Diogo Borges, prefeitos e prefeitas, externa seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente da entidade, Ewaldo Borges, que presidiu a ATM e geriu o município de Colinas do Tocantins de 1993 a 1996. Ele foi vítima de um naufrágio de barco no Rio Araguaia.

 

Médico renomado no Tocantins, Ewaldo era sereno e tinha tranquilidade com as palavras e, com isso, promoveu a pacificação política da entidade, dividida na época, além de lutar pela descentralização de recursos na área da Educação e Saúde.

 

Ainda, lutou contra a criação crescente de municípios que ocorria à época e, também, por uma maior regulamentação sobre esse assunto junto ao Congresso Nacional.

 

Ewaldo foi também um dos atores responsáveis por alicerçar o serviço hoteleiro da ATM e favorecer a logística dos gestores municipais numa Palmas ainda embrionária. Em sua gestão, os encontros municipalistas começaram a se tornar mais frequente nos espaços da entidade.

 

Ewaldo deixa esposa e quatros filhos.

 

Ficam nossas sinceras condolências aos amigos e familiares, em nossas orações pedindo à Deus que console à todos.

Comentários (0)