Novos radares são instalados em Araguaína para reduzir mortes no trânsito

Dos 14 pontos de grande fluxo que estão recebendo a fiscalização eletrônica, sete passam ter o monitoramento a partir desta quarta-feira, 18

Crédito: Marcos Sandes/Ascom Prefeitura de Araguaína

“Meu vizinho Valdecir tinha 80 anos e gostava de caminhada. No ano passado, quando atravessava a rua foi atropelado por uma moto. O motociclista estava em alta velocidade”, contou Antônia Floriza, 70 anos, que mora na região da Avenida Anhanguera, no Setor Urbano, um dos pontos com acidentes frequentes em Araguaína que recebeu um radar eletrônico e fará o monitoramento da velocidade permitida dos veículos a partir desta quarta-feira, 18.
 
Valdecir foi um 70 araguainenses que morreram por acidentes de trânsito em 2021, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), e só nos primeiros quatro meses deste ano já foram mais 22 óbitos. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou uma média maior que quatro atendimentos diários nos acidentes de trânsito, sendo um total de 1.779 no ano passado e 558 até abril deste ano.

 

Na última semana, Araguaína teve a visita da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), que aferiu os antigos e novos equipamentos. “Todos tiveram avaliação positiva e nenhum precisou do teste de tira teima”, afirmou o presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Diogo Esteves.

 
Dos 14 pontos previstos, os sete que passam a contar com o monitoramento a partir desta quarta-feira, 18, ficam na Rua Vereador Falcão Coelho, no Bairro São João; na Avenida Blumenau, Setor Itaipu; na Rua Santa Terezinha, no Bairro Santa Terezinha; na Avenida Cônego João Lima, no Jardim dos Ipês; na Avenida Anhanguera, no Setor Urbano; na Avenida Tocantins, no Setor George Yunes; e na Rua Rodoviária, no Setor Raizal. Nas avenidas, o monitoramento é nas duas vias.
 
Todos os pontos estão sinalizados, seguindo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 798, com placas informando a fiscalização eletrônica e o limite estabelecido, antes e junto ao equipamento.
 
Detalhes


Os moradores de Araguaína podem consultar os detalhes dos radares de velocidade já em funcionamento e ainda sobre os próximos a serem instalados na cidade. As informações estão no site da Prefeitura e podem ser acessados na aba Cidadão, clicando em “medidores de velocidade” do menu. O documento exibe a quantidade de itens, identificação, mapa, limite de velocidade regulamentado e outras informações.

Comentários (0)