Operação integrada é realizada em Monte do Carmo para coibir queimadas

A ação tem o objetivo de coibir as queimadas ilegais e promover a responsabilização de seus autores.

Crédito: Divulgação/MPE-TO

Nesta terça-feira, 20, em Monte do Carmo, foi realizada uma operação integrada para coibir as queimadas ilegais e promover a responsabilização de seus autores. A ação foi realizada pelos órgãos de controle com poder de fiscalização administrativa, contando com o apoio das tropas do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.

 

O município, localizado a 89 quilômetros de Palmas, foi escolhido em decorrência da elevada incidência de focos de calor e cicatrizes de queimadas na última semana, detectada por meio de monitoramento por imagens de satélite. 

 

As áreas com vestígios de queimadas foram percorridas em sobrevoos, em trabalho que visa a responsabilização dos autores de crime ambiental. Também foram identificadas áreas em vias de receber fogo para o preparo do solo para o uso agrícola, coibindo-se novas queimadas. 

 

Para conseguir atingir uma maior região, os integrantes de operação se dividem em equipes e percorrem diversas rotas, inclusive por via aérea, com o uso de helicóptero. 

 

Na reunião preparatória que antecedeu a operação, o procurador de Justiça do MPTO, José Maria, ressaltou a importância da integração das instituições estaduais e municipais, com o apoio do Exército e da Marinha, em ações destinadas a evitar o uso ilegal do fogo. 

 

Sobre a atuação do MPTO, ele informou que em 2020, de janeiro a outubro, foram identificados cerca de 6.600 imóveis rurais onde ocorreu o uso do fogo. A identificação se dá pelo uso de imagens de satélite e pelos instrumentos do Laboratório de Geoprocessamento. O passo seguinte será a identificação dos responsáveis, para a tomada das medidas cabíveis no caso de queimadas em período proibido e de incêndios florestais.

 

A operação

 

Participaram da operação integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO); Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Defesa Civil Estadual; Corpo de Bombeiros Militares; Batalhão de Polícia Militar Ambiental; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Defesa Civil Municipal de Monte do Carmo; Guarda Municipal; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outras secretarias municipais.

 

Outras etapas

 

Em outras etapas, a operação integrada de fiscalização contra os incêndios florestais já percorreu os municípios de Paranã, Talismã, Alvorada, Dianópolis e Lajeado.

Comentários (0)