Palmas tem contágio lento e chega a 406 casos de covid-19 com quase metade curado

As informações são referentes à rotina de exames realizados neste sábado, 23, e foram atualizados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) às 12 horas deste domingo, 24.

Crédito: Reprodução

Palmas registra mais 17 diagnósticos positivos para a Covid-19 e a Capital soma agora 406 casos confirmados da doença. Segundo o Boletim, Palmas totaliza 4.467 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos também os casos suspeitos para Covid-19. Do total, 1.721 foram descartados. As informações são referentes à rotina de exames realizados neste sábado, 23, e foram atualizados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) às 12 horas deste domingo, 24.

 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) revela que em Palmas há 190 pacientes com Covid-19 em isolamento domiciliar (46,8%), 199 recuperados (49%) e 13 internados (3,2%). Quatro pessoas faleceram de Covid-19 em Palmas, desde o início do monitoramento da doença, há 72 dias. A taxa de letalidade é de 1%.

 

De acordo com o Boletim Epidemiológico deste domingo, 24, um caso confirmado neste sábado, 23, não era de um paciente residente da Capital e sim de Caruça (PA). O caso foi repassado para o Estado para que fosse contado no município de origem, deixando, dessa forma, de fazer parte do banco de dados de Palmas.

 

Para detectar Covid-19 em pacientes com suspeita de ter a doença, em Palmas foram realizados 68 exames. Desse total, o Laboratório Central do Tocantins (Lacen-TO) confirmou 16 diagnósticos e descartou 51. A rede privada também realizou um exame que testou positivo para o novo coronavírus. O Laboratório Municipal não funciona aos finais de semana, exceto em casos de mutirões, por isso não há registros.

 

Internações

 

O Boletim também traz o total de pacientes internados. Conforme o documento, há 13 nessa condição na Capital. Desse total, nove encontram-se estáveis em leitos clínicos, sendo seis na rede pública e três na rede privada. Quatro pacientes encontram-se em estado grave e recebem cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) de Palmas, sendo dois na rede pública e dois na rede privada.

 

Na Capital há também 14 pacientes de outras cidades ou estados internados com Covid-19, sendo 12 em estado grave, nove internados em UTI/UCI privada e três na rede pública. Outros dois pacientes encontram-se estáveis em leitos clínicos, sendo um na rede pública e outro na rede privada.

 

Esclarecimento sobre dados do Município e Estado

 

Apesar da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informar números diferentes do Boletim Epidemiológico de Palmas, cabe destacar que a SES contabiliza apenas casos recebidos até às 8 horas da manhã do dia do boletim, já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) soma casos confirmados recebidos até às 10 horas e realizados no dia anterior.

 

 A Semus destaca que a Vigilância Epidemiológica de Palmas atualiza os casos no dia da investigação e a SES no dia seguinte. Destaca-se que o total de casos confirmados acumulados que está sendo divulgado está igual pelas duas secretarias, porém com essa oscilação entre um dia e outro pela forma de atualização

 

Fontes de infecção

 

A Vigilância Epidemiológica aponta possíveis fontes de infecção da doença em Palmas. O Boletim prevê que das 406 pessoas com casos confirmados de Covid-19, 186 pacientes (45,8%) tiveram contato com caso confirmado em Palmas, 23 (5,7%) estiveram em viagem ou contato com caso confirmado em outro município do Tocantins, 28 (6,9%) estão em investigação epidemiológica, seis (1,5%) viajaram para o exterior, 46 (11,3%) viajaram para outros estados e 117 (28,8%) foram infectados pela doença de forma comunitária.

 

Índice de casos

 

Em relação ao índice de infecção na doença em Palmas, o levantamento mostra que existem 136 casos para cada 100 mil habitantes da Capital, enquanto que o índice do Tocantins é de 164 casos para cada 100 mil habitantes e a média nacional de casos é de 165 para cada 100 mil habitantes.

 

Brasil

 

Dados do Ministério da Saúde deste domingo, 24, mostram que o Brasil conta com mais 15.813 casos confirmados de Covid-19, totalizado 363 mil de casos registrados da doença. O país também teve 653 novos óbitos e tem um total de 22.666 mortes desde o primeiro caso. A taxa de letalidade brasileira é de 6,3%.

 

Dos casos recuperados no Brasil, são 149 mil pacientes (41%). Com contágio mais lento, Palmas tem uma média de curados maior, 49% dos infectados pela covid-19 na Capital já receberam alta médica.

 

Acesse o Boletim.

 

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.

 

 

Comentários (0)