Prefeitura esclarece que caso registrado em Dianópolis foi erro; paciente é do CE

O paciente de Fortaleza (CE) recebeu o primeiro atendimento na cidade e transferido para Porto Nacional, onde foi diagnosticado com a doença. O caso foi registrado equivocadamente para Dianópolis.

Crédito: Reprodução/Web

A Prefeitura de Dianópolis, por meio de nota,  informou nesta quinta-feira, 28, que devido a um erro no sistema de informação de cadastro do paciente, caminhoneiro, de 57 anos, testado positivo na última quarta-feira, 27, após ter recebido primeiro atendimento no município, sendo transferido para Porto Nacional, onde recebeu diagnóstico para Covid-19, o registro foi contabilizado para Dianópolis, como consta no boletim de n° 74, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta quinta-feira, 28.

 

A informação foi lançada no sistema pelo município de Porto Nacional. O município de Dianópolis já foi informado sobre o erro, sendo esclarecido que a informação será retirada do sistema nesta sexta-feira, 29, uma vez que o município de origem do motorista é da cidade de Fortaleza (CE), local para onde será informado o caso. Portanto, o município continua sem registros de novos casos, até essa quinta-feira, 27. 

 

Sobre os contatos do caminhoneiro no município, a prefeitura  ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde já realizou todas as medidas, orientando as pessoas ao isolamento domiciliar e realização de exames. "O material foi encaminhado para o Laboratório Central do Estado do Tocantins (Lacen), que tem prazo de até 72h para informar o resultado, seguindo as determinações do protocolo do Ministério da Saúde", explicam em nota.

 

Entenda

 

Na última segunda-feira, o caminhoneiro, que estava em trânsito, após sentir falta de ar, parou em um posto de combustível, localizado às margens da TO 040, e Dianópolis, onde pediu ajuda, sendo encaminhado ao Hospital de Referência de Dianópolis (HRD), de onde foi transferido para Porto Nacional.

 

No boletim desta quinta-feira, Dianópolis conta com 50 notificações, sendo destas, 43 descartadas, 6 pacientes suspeitos, em isolamento domiciliar cumprindo o período de “quarentena” ou aguardando resultado de exame, 1 confirmado (curado).

Comentários (0)