Promovida pelo Corpo de Bombeiros, Travessia reúne amantes da natação no Lago

O evento aconteceu no Lago da UHE Lajeado e teve o apoio da Investco

Atletas cruzam percurso do lado observados por bombeiro militar
Descrição: Atletas cruzam percurso do lado observados por bombeiro militar Crédito: Divulgação

Tradicional e uma das mais importantes do calendário esportivo do Tocantins, a Travessia no Lago aconteceu neste domingo, 16, pela manhã, agitando o trecho nas proximidades da Praia da Graciosa. Passava um pouco das 7h, quando os quase 100 atletas começaram a entrar na água em busca do melhor tempo em suas categorias. A principal prova, de 3k, foi vencida pelos atletas Mikaell de Godoy e Vitória Eugênia Póvoa, no masculino e feminino, respectivamente.

 

O Corpo de Bombeiros, organizador da competição, estabeleceu 100 metros, 500 metros, 1k e 3k como distâncias a serem percorridas no evento.

 

A ação teve apoio da Federação Aguática do Estado do Tocantins (FAETO), que premiou os competidores individualmente, conforme suas colocações, e no quadro geral representando suas agremiações em cada categoria. Como as provas foram iniciadas nas primeiras horas do dia, os atletas não tiveram problemas com sol forte e nem com o vento, que poderia causar marolas na região da prova.

 

O Corpo de Bombeiros teve como uma de suas principais preocupações a segurança dos atletas, e para isso levou à água dezenas de integrantes da corporação com barcos, caiaques e pranchas de stand up padlle. Tudo para garantir o imediato apoio caso houvesse alguma necessidade. A prova terminou por volta das 10h, sem registro de qualquer incidente.

 

“O evento foi um sucesso, com todos os atletas tratados com a devida segurança. Isso graças a estrutura montada para que assim fosse possível a execução de mais uma prova com a melhor avaliação”, destacou o tenente  coronel Cleber José Borges Sobrinho, consultor da prova.

 

A triatleta e advogada Suelen Yano competiu pelos 3k e elogiou a competição. “Muito importante essa prova para o estímulo e desenvolvimento do esporte de forma geral. Bom até para as crianças, pois vi isso em minha sobrinha que acordou às 5h, empolgada para vir para o evento”, disse.

 

O assistente social Valdeir dos Santos não só competiu, como também acompanhou três filhos na natação e enfatizou que o esporte contribui para a qualidade de vida das pessoas. “A prova da Travessia no Lago é maravilhosa. Eu participei já na segunda edição em que ela foi executada pelo Corpo de Bombeiros”, conta Valdeir.

 

Resultados

 

A principal prova, de 3k, foi vencida pelos atletas Mikaell de Godoy e Vitória Eugênia Póvoa, no masculino e feminino, respectivamente. No 1k as conquistas foram de Dihaconis Silva Agueda Alves, e nos 500 metros, venceram João Victor Silva e Tarcília Santana.

 

Integrantes do Corpo de Bombeiros também foram para a água. No 1k masculino - 1º Major Benvindo, 2º Capitão Nogueira e 3º Tenente Coronel Rodrigues. No feminino - 1º soldado Fernanda e 2º soldado Elvira. Nos 500 metros masculinos - 1º capitão Lopes, 2º soldado Silva e 3º sargento Moura. Feminino - 1º capitã Marra e 2º soldado Olebar.

 

A classificação completa pode ser vista no site da Confederação Brasileira de Desporto Aquático (CBDA), em www.cbdaweb.org.br.

Comentários (0)