Ravioli de Brie com Jabuticaba é o premiado em concurso

Não faltou criatividade aos participantes do I Circuito Gastronômico da Jabuticaba na elaboração dos pratos e bebidas à base da fruta, o que deu merecida importância à Jabuticaba

Crédito: Regiane Rocha e Divulgação

Assim como os jurados técnicos puderam se deliciar com os diversos pratos apresentados, quem foi ao I Circuito Gastronômico da Jabuticaba pôde degustar os a variedade de quitutes oferecidos no evento, que começou na sexta, 15, e encerrou no sábado, 16, na Praça das Crianças, em Taquaruçu.


Os pratos vencedores fizeram um menu completo, com prato principal em primeiro lugar - um ‘Ravioli de Brie com Jabuticaba’, seguido da sobremesa, que foi o brigadeiro de jabuticaba. E para finalizar, o aperitivo, um delicioso licor de Jabuticaba feito com Gin. Ninguém pôde reclamar da criatividade dos competidores, um evento pequeno na amplitude, mas enorme para os moradores que puderam demonstrar suas habilidades gastronômicas.


O evento teve como objetivo valorizar e eleger o melhor prato à base da fruta Jabuticaba, sendo que os pratos e bebidas foram apresentados na sexta, 15, aos jurados técnicos, e no último sábado, 16, foram conhecidos os vencedores do concurso gastronômico. Os jurados técnicos avaliaram quatro quesitos - a apresentação, sabor, criatividade e textura. Além do título, os três primeiros lugares receberam troféus comemorativos.


Segundo uma das organizadoras, Luciene da Silva Miranda, o concurso vem para valorizar a versatilidade do que a Jabuticaba pode proporcionar, desde vinhos, licores, geleias, compotas, sucos, tortas, até molhos para carnes, entre outros.


“O Circuito Gastronômico de Jabuticaba foi surpreendente e superou todas as minhas expectativas, como uma das organizadoras dessa ideia nem imaginava tamanha repercussão, ver o envolvimento de toda a comunidade foi o mais importante, ver o interesse das crianças que também estiveram presentes em todas as atividades durante o evento tanto nas oficinas, desde sabonetes de jabuticaba, como no plantio das mudas, foi prazeroso”, disse satisfeita a organizadora.


Ela complementa ainda que, mesmo nesta segunda-feira, 18, o circuito estava tendo efeito, que é o que ela esperava, ou seja, a comunidade envolvida. “Hoje mesmo eu vi uma cena inusitada, uma criança molhando o pé que plantou durante o evento. Então isso para mim é muito gratificante, saber que deixamos um legado”, disse Luciene emocionada com o resultado do evento.


“Aqui em Taquaruçu muitos nem conheciam a fruta, com a programação recheada de atividades puderam conhecer melhor agora, além da culinária com diversos pratos à base da fruta. E, tendo um incentivo de um concurso, percebemos que a comunidade quis saber mais sobre a Jabuticaba”, disse a organizadora.


Para a ganhadora do primeiro lugar do evento, Erlandia Gomes, o evento foi um desafio e uma grande oportunidade. “No meu prato pude ousar, usando doce e salgado, picante e afrodisíaco, o que tenho a dizer é gratidão por tudo”, agradeceu a vencedora.


Para o participante Edson Cabral, que levou o terceiro lugar, foi uma felicidade fazer parte do evento, que segundo ele é inovador.  "Foi uma excelente oportunidade para apresentar nosso licor artesanal, feito com gin e outro com álcool de cereais. O licor é produzido em nosso Espaço no distrito e feito com muito amor e carinho”.


Cabral ainda ressalta que há 25 anos planta alguns pés de jabuticabas para consumo próprio e arborização e paisagismo no que ele chama de ‘nosso cantinho’. “Há dois anos começamos a produzir os licores e distribuir para alguns amigos e parentes. Criamos uma logomarca e o circuito foi essencial para estratégia de lançamento do produto. Ser premiado foi uma grata surpresa e um estímulo para continuar nosso projeto de produção de licores artesanais”, disse Cabral.


De acordo com o consultor do Sebrae Tocantins, Maicon Dimbarre, o evento surgiu quando os empreendedores estavam fazendo o curso de eventos, promovido pelo projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu. Segundo ele, foi aplicada a metodologia Urban hacking: ocupação dos espaços públicos para a geração de negócio.


Para o gerente de estruturação turística da Agtur, Willian Brito, este foi um evento proposto pela comunidade, dentro do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu. “Estamos felizes em ver que a comunidade entendeu o projeto, e tem aproveitado todo o suporte que a Prefeitura e Sebrae tem dado. “O  evento teve apoio da Prefeitura, mas quem organizou e idealizou foram os empreendedores atendidos pelo projeto, o evento era para ser pequeno, mas já nasceu grande e isso é um orgulho para todos nós”.


O Festival conta com o apoio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem), Sebrae Tocantins e Projetos de Estruturação Turística de Taquaruçu. Segundo as organizadoras o objetivo principal é a aproximação da comunidade, turistas e empreendimentos locais por meio do resgate da história e cultura, buscando provocar emoções que se transformam em momento memoráveis.


 

 

Notas dos pratos do circuito da Jabuticaba 2019:


 

- Erlandia Gomes- nota 99

Ravioli de Brie com Jabuticaba

 

- Simone Moura- 98,5

Brigadeiro de Jabuticaba

 

- Edson Cabral - 97,5

Licor de jabuticaba


 

- Márcia Costas- 97

Doce chefinho


 

- Maria Ilsa - 94

Jabutiçu


 

- Flávia Rodrigues - 93

Purple Peg


 

- Maria Socorro - 90

Empada de Chambari


 

- Maria Frutuosa - 83

Bolinho de Jabuticaba


 

- Francisca Pereira Resende - 74

Mouse de Jabuticaba


 

 - Matheus Reis - 62,5

Bom de Jabuticaba

 

Comentários (0)