Recriar Vidas realiza etapa do programa Escudos em Palmas com psicólogo Leo Fraiman

As primeiras ações do programa ocorrerão na próxima segunda-feira, 2, a partir das 8h no Parque do Povo.

Psicólogo e Professor Leo Fraiman
Descrição: Psicólogo e Professor Leo Fraiman Crédito: TV Gazeta

Como parte de realização do Programa Escola de Formação em Cuidados Sociais – Escudos, o Instituto Recriar Vidas promove nesta segunda-feira, 2, a partir das 8h no Parque do Povo em Palmas, a primeira etapa do seminário. O evento terá a palestra do renomado psicólogo, Professor Leo Fraiman, para 200 pessoas presencialmente.

 

O tema do encontro será "A importância dos projetos de vida como fator de superação". A ação acontece em conformidade ao preconizado no Decreto de contingenciamento e regulamentação das ações durante a pandemia da Covid-19 e terá transmissão ao vivo para os professores nas unidades escolares, que poderão assistir pela plataforma Palmas Home School.

 

Considerando a impossibilidade de aglomeração de pessoas acima do permitido nas normas da cidade de Palmas, o seminário foi dividido em duas etapas, onde a primeira tem início nesta segunda-feira, e a segunda contará com atividades nos dias 10 e 11 de setembro, com nova palestra e oficinas em 8 unidades escolares.

 

Ao todo, serão atendidos mais de mil profissionais da educação municipal. A partir deste mês de agosto também serão realizadas diversas palestras nas escolas selecionadas, tratando de temas como depressão, ansiedade, violência, pobreza, saúde mental, entre outros. As ações tem como objetivo promover uma atuação diferente na redução de risco de consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, buscando entender os fatores que podem levar a essa condição. Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, que tem o Tocantins como vitrine das ações.

 

As ações são realizadas por meio de parceria com a prefeitura Municipal de Palmas, patrocinado pelo Governo Federal/Ministério da Cidadania, Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas e subsidiado por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Professora Dorinha Seabra, que destinou os recursos. O Instituto conta ainda com o apoio da United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, órgão vinculado a ONU que apoia instituição que atuam na promoção de ações de prevenção as drogas.

 

Retorno às aulas

 

O evento também marca o retorno às aulas na cidade de Palmas, que terá modelo híbrido de ensino a partir do dia 3 de agosto. De forma inédita, a retomada das atividades presenciais nas escolas contará com uma ação de alto nível, com diversas parcerias, tratando especificamente da saúde mental de profissionais, pais e alunos.

 

“É uma demonstração clara de que precisamos, mais do que nunca, colocar a saúde mental das pessoas em primeiro lugar. Do que adianta retomar as aulas sem preparar os profissionais para estarem bem psicologicamente e lidar com alunos abalados sócio emocionalmente. Estes professores trabalharam dobrado e muitos adoeceram durante a pandemia. Da mesma forma os alunos ficaram presos em suas vulnerabilidades por mais de um ano, sem contar com o acolhimento da escola, mudando completamente seu ritmo e modelo de ensino aprendizagem. Tratar dos fatores psicossociais é uma obrigação coletiva neste momento, e nós junto com estes parceiros faremos nossa parte para preservar vidas, esse é nosso objetivo”, afirmou o Diretor-geral do Instituto Recriar Vidas, Ricardo Ribeirinha.

 

Recriar Vidas

 

O Instituto Recriar Vidas é uma empresa sediada no Tocantins, focada nas ações de prevenção ao uso de drogas, estudo e promoção de iniciativas voltadas à saúde mental, aos fatores psicossociais e as vulnerabilidades associadas. O objetivo é auxiliar profissionais, especialmente da educação, a melhorarem sua própria saúde mental e a aprimorar suas habilidades no ensino aprendizagem com foco nos fatores socioemocionais.

 

A instituição conta com diversas parcerias para promover capacitações que instrumentalizam pessoas a promover educação de qualidade, por meio de ações educacionais e formativas para melhorar a condição psicossocial de crianças, jovens e adultos, ampliando as condições de melhoria da qualidade de vida, buscando compreender melhor as vulnerabilidades sociais e seus efeitos.

 

O Instituto busca contribuir com a educação e acesso a informação, na construção de projetos e programas que visem a formação de uma rede de proteção social, abordando as diversas vulnerabilidades sociais e seus efeitos sobre o risco de consumo ou aumento de uso de substâncias psicoativas. A instituição é certificada junto à SENAPRED, do Ministério da Cidadania, como entidade recomendada para ações de prevenção ao uso de drogas, e é reconhecida pela UNODC, da ONU, como instituição de boas práticas.

 

Escudos

 

Escola de formação em cuidados sociais (Escudos) é um programa do Instituto Recriar Vidas que visa, por meio de seminários, formações, oficinas, workshops, palestras, rodas de conversa e outras ações, formar redes de proteção social com um novo foco sobre o risco de consumo de substâncias psicoativas, levando em consideração os fatores que levam ao uso. Foi firmado um termo de fomento da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas junto ao Instituto Recriar Vidas, fruto de emenda parlamentar da Professora Dorinha Seabra Rezende.

 

O evento promoverá oficinas de instrumentalização pedagógica e psicológica no dia 11 de setembro, mais de 30 palestras sobre diversos temas, e orientação psicológica para gestores das unidades escolares. Ao final, serão formados centenas de multiplicadores para formação da rede local de proteção a vida. Os protocolos de segurança sanitária serão respeitados, como distanciamento social, obrigatoriedade de uso de máscara, medição de temperatura e uso de álcool em gel.

 

Professor Leo Fraiman

 

Psicoterapeuta, orientador profissional, supervisor clínico e diretor da clínica Leo Fraiman de Psicoterapia e Orientação Profissional. O palestrante é especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP). É Master Pratictioner pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Consultor empresarial e coach em programas de desenvolvimento humano para estagiários, trainees e gestores.

 

Autor de mais de 20 livros educacionais, entre os quais se destaca a Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora), utilizada atualmente por mais de 1500 escolas, com mais de 250mil alunos. Conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro. Ganhador do Prêmio Shift – Agentes Transformadores com o case da Metodologia OPEE. Palestrante internacional com quase 30 anos de experiência: já ministrou cursos e conferências na Argentina, Espanha, Dinamarca, Suíça, Cabo Verde, Portugal, entre outros países. Autor aprovado no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Comentários (0)