Rede Municipal retomará aulas com pais assumindo risco dos filhos contraírem Covid-19

Termo de responsabilidade cita que, caso haja contágio com a Covid-19, o pai se responsabiliza inteiramente, "uma vez que o vírus circula em todos os locais e não somente na escola"

Crédito: Lia Mara

A Rede Municipal de Ensino de Palmas já prepara o retorno das aulas em formato híbrido, ou seja, online e presencial, com previsão para o dia 3 de agosto. O Plano de Retomada das Aulas 2021 contempla as crianças do pré-escolar II e os estudantes do ensino fundamental.

 

O termo de responsabilidade para o retorno das aulas, que deve assinado pelo pai/mãe ou responsável legal, cita algumas regras.

 

O documento traz a opção de o aluno não retornar às aulas presenciais, mas devendo ficar ciente das obrigações do cumprimento das diferentes atividades, nas ferramentas digitais, comprometendo-se a participar de todas elas para que a aquisição de conhecimento e rendimento não venham a ser prejudicados.

 

Já o pai que permitir seu filho ir às aulas de modo presencial, deve ficar ciente dos seguintes itens:

 

- Caso haja contágio com a Covid-19, responsabilizo-me inteiramente, uma vez que o vírus circula em todos os locais e não somente na escola;

 

- Cumprirei todas as exigências estabelecidas pela escola;

 

- A criança/aluno (a) participará de um revezamento de grupos de estudo e só deverá ser encaminhado ao Cmei/Escola nas datas estabelecidas pela própria unidade educacional;

 

- O Cmei/Escola funcionará em horários diferenciados;

 

- A criança/aluno (a) deverá comparecer às aulas usando sempre máscara de proteção;

 

- Além da máscara utilizada para ingressar no espaço escolar, a criança/aluno (a) deverá levar consigo, diariamente, outras três máscaras de proteção, sobressalentes;

 

- A criança/aluno deverá fazer todas as atividades apresentadas pela unidade educacional, inclusive os deveres de casa solicitados pelos professores e entregar nas datas estabelecidas;

 

- A criança/aluno (a) não poderá receber a presença de familiares em sala de aula.

 

Plano de retomada

 

Conforme a prefeitura, o Plano de Retomada das Aulas 2021 prevê a divisão dos estudantes em dois grupos, sendo que o Grupo 1 será composto pelos primeiros nomes da lista de chamada, organizada em ordem alfabética, com aulas presenciais durante uma semana, enquanto o restante dos alunos farão aulas on-line.

 

Na semana seguinte, o Grupo 2, composto pelos demais alunos, terão as aulas presenciais e o Grupo 1, aulas on-line.

 

Medidas sanitárias

 

As unidades educacionais de Palmas terão horários diferenciados para entrada e saída dos estudantes e, também, para o lanche. Serão disponibilizados dispensadores com sabonete líquido nos banheiros e com álcool em gel nos pontos de maior circulação de pessoas.

 

Nas entradas das escolas serão instalados pia e totem de acionamento por pedal para higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel, assim como tapetes sanitizantes nas portas que dão acesso à parte interna das unidades educacionais.

 

Alunos e profissionais de educação terão a temperatura corporal aferida, por termômetro com infravermelho, na entrada do ambiente escolar e a cada duas horas. O uso de máscaras será obrigatório e os profissionais da educação (professores, servidores da limpeza e administrativo, entre outros) receberão equipamentos de proteção individual (EPIs). Todas as unidades educacionais passarão diariamente por um protocolo rigoroso de desinfecção e higienização.

 

Retorno terá transmissão online e ao vivo das aulas presenciais

 

A Semed  informou que vai disponibilizar aos pais e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino mais uma alternativa ao retorno híbrido das aulas. Trata-se das aulas interativas, ou seja, transmissão online e ao vivo das aulas presenciais pelo canal pelo School no YouTube, acessível a todos os alunos da rede independentemente da unidade de ensino em que estiverem matriculados.

 

Para a implementação das salas interativas, foram selecionadas unidades educacionais que receberam estrutura para transmissão ao vivo das aulas. Estas aulas, que serão presenciais para os alunos da escola, podem ser acessadas pelos demais alunos da rede em tempo real. Outra vantagem é que o vídeo da aula fica disponível para acesso posterior por quem não teve oportunidade de assistir ou que esteja buscando sanar dúvidas ou reforço.

Comentários (0)