Saúde de Gurupi diz que atendimento em UPA 24h será normalizado o mais breve possível

Médicos que trabalhavam na unidade alegaram descumprimento de acordo de aumento salarial prometido pela Prefeitura de Gurupi entre agosto e setembro. Diante disso, pediram demissão nesta terça, 1º

Crédito: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou em nota que somente nesta terça-feira, 1º de dezembro, o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) da cidade ficou comprometido. 

 

Isso porque 14 médicos contratados pediram demissão nesta terça-feira, 1º. Os profissionais alegaram descumprimento de acordo de aumento salarial prometido pela Prefeitura de Gurupi entre agosto e setembro.

 

A pasta disse que já está regularizando a situação com a contratação de novos médicos para suprir o déficit dos que saíram. “O atendimento será normalizado o mais breve possível”, complementaram. 

 

Entenda o caso

 

Médicos contratados que trabalhavam na UPA 24h de Gurupi relataram sobre as promessas e acordos não cumpridos, além da desvalorização salarial.

 

Explicaram que a Prefeitura Municipal de Gurupi no início dos meses de agosto e setembro realizaram chamamento público para contratação de novos profissionais médicos e aumento salarial em virtude ao enfrentamento ao Covid-19 no município.

 

"A prefeitura abriu edital para contratação de novos profissionais e 4 empresas se apresentaram e assumiram o compromisso em outubro já com a proposta de melhoria salarial, contratos foram assinados porém o acordo não foi cumprido por parte da prefeitura e até o momento não houve ajuste salarial. Em resposta a isso a secretaria relatou que  não se justifica mais o pagamento devido a diminuição dos casos de Covid no município, porém não é o que presenciamos ultimamente, vimos que os números aumentaram e Gurupi iniciou como a cidade com maior número de casos de Covid nesta semana", destacaram os médicos em nota de repúdio.

 

Ressaltaram ainda que se dispuseram a ter reunião com a atual gestão para que não houvesse prejuízos à comunidade, no dia 30 de novembro de 2020,  mas a gestão não se manifestou. 

 

Ainda em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que "não foi quebrado nenhum tipo de acordo, somente não prosseguiu com o processo de chamamento público Nº 2020011763, que na verdade não é acordo e sim um procedimento de viabilidade da contratação, os quais não foram viáveis em razão de irregularidades procedimentais, bem como, o aumento da receita financeira que extrapola o teto da Lei de Responsabilidade Fiscal de contratação”, finalizou a pasta em nota.

 

Confira a nota na íntegra:

 

NOTA

 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que somente nesta terça-feira o atendimento ficará comprometido devido ao pedido de demissão coletivo dos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mas a Secretaria já está regularizando a situação com a contratação de novos médicos para suprir o déficit dos que saíram. E o atendimento será normalizado o mais breve possível.

 

A Secretaria diz ainda que não foi quebrado nenhum tipo de acordo, somente não prosseguiu com o processo de chamamento público Nº 2020011763, que na verdade não é acordo e sim um procedimento de viabilidade da contratação, os quais não foram viáveis em razão de irregularidades procedimentais, bem como, o aumento da receita financeira que extrapola o teto da Lei de Responsabilidade Fiscal de contratação.

 

 

Comentários (0)