Saúde de Palmas recebe 6 mil testes rápidos para covid-19, comunica Cinthia Ribeiro

Cinthia afirma que as testagens com os novos kits já começam nesta segunda-feira, 13.

Crédito: Reprodução

A prefeitura de Palmas usou sua conta no Twitter para informar, na noite desta quarta-feira, 8, que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adquiriu seis mil kits de testes rápidos para detectar a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Em vídeo encaminhado ao T1, na manhã de hoje, 9, Cinthia afirma que as testagens com os novos kits já começam nesta segunda-feira, 13.


 

“Adquirimos cerca de seis mil testes rápidos. Com isso ampliaremos a nossa testagem em um maior número de pessoas. Assim nossas próximas tomadas de decisão serão ainda mais seguras” disse na publicação. 


 

A gestora comentou, também, que agora Palmas vai reforçar um serviço que era prestado apenas pelo Laboratório Central do Tocantins (LACEN-TO). 


 

No vídeo recebido pelo Portal, a prefeita esclarece que os testes rápidos vão abranger uma margem maior de pacientes internados em estado grave, além de testar os que têm indicações fortes para a covid-19. 


 

Com isso, ela argumenta que pode, a partir desses resultados, construir um plano de descontingenciamento e de novas tomadas de decisão com maior segurança. 


 

Testes rápidos 


 

Até o momento, os testes para detectar covid-19 na rede pública de Palmas estão sendo realizados apenas pelo Lacen, que identifica o novo coronavírus por exame de biologia molecular através da carga genética do vírus. Os resultados levam até 72 horas. 

 

Com o teste rápido, o diagnóstico pode sair em 20  minutos. O teste detecta o anticorpo Imunoglobulina M (IgM), que é produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. 


 

O município de Araguaína foi o primeiro no estado a receber esse tipo de exame. A prefeitura do município no norte do Estado adquiriu mil testes no final de março.

Comentários (0)