Segunda festa da jabuticaba de Taquaruçu acontece de cinco a 14 de novembro

O evento tem como objetivo tornar a jabuticaba conhecida e dar oportunidade para que visitantes a colham direto do pé

Crédito: Divulgação

O 2º Circuito Gastronômico das Jabuticabas de Taquaruçu acontecerá no período de 5 a 8 de novembro, na Praça das Crianças, mas a festa da jabuticaba segue até o dia 14, com a visitação aos quatro pomares cadastrados. A abertura será dia 05 às 17 horas, com horário de enceramento previsto para 22 horas.

 

O evento tem como objetivo tornar a jabuticaba conhecida e dar oportunidade para que visitantes a colham direto do pé. O circuito também contará com um concurso gastronômico com receitas à base do fruto.

 

Quem nunca, quando criança, ficou apaixonado por aquela jabuticabeira no fundo do quintal, responsável por várias jabuticabas pequeninas, docinhas e saborosas? Pois é, essa fruta que tem gostinho de infância é capaz de render receitas deliciosas. Não é à toa que era o alimento preferido dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

 

Este ano, a festa da colheita da jabuticaba será diferente da do ano passado, por conta da pandemia. “Vamos trabalhar com a feira drive thru, durante quatro dias, na Praça das Crianças, onde foi realizada a primeira festa”, explica Luciene Nascimento, idealizadora do evento.

 

A festa, a exemplo da do ano passado, contará com a Rota Gastronômica, realizada pelos restaurantes, pousadas e comércio ambulante de quitutes, biscoitos, tortas doces e salgados, além dos famosos licores e outras guloseimas.

 

São parceiros neste evento o T1 Notícais, Ponto de Cultura Canto das Artes e o Sebrae. Luciene afirma que o Sebrae prestou consultoria e realizou oficinas para cerca de 30 comerciantes locais, donos de lanchonetes, restaurantes, padarias e pousadas.

 

Quintais

 

Maura Batista de Oliveira está animada para o 2º Circuito Gastronômico das Jabuticabas de Taquaruçu e se diz feliz com a festa. “Nesse período da colheita me sinto feliz porque me lembro muito bem que os primeiros pés de jabuticaba foram plantados por meu pai, aqui no quintal de casa, em 1978”, comemora.

 

Hoje, Maura conta com 12 pés de jabuticabas no seu pomar, que lhe trazem um ganho financeiro satisfatório nessa época do ano. 

 

Segurança

 

Os organizadores do evento estão preparando os locais de visitação para receber o público dentro das normas sanitárias, devido à pandemia, com disponibilidade de álcool em gel. Luciene alerta para o uso de máscaras durante os dias de festa, pois somente assim será permitido o acesso ao local.

 

Para não oferecer riscos aos visitantes, a ideia, segundo Luciene, é fazer o controle do número de pessoas por vez, porque não é permitido aglomerações. “Vamos estabelecer a quantidade máxima de pessoas por pomares e só poderá ficar uma hora no quintal para que todos possam ter oportunidade de visita”, explica a idealizadora do circuito.

Comentários (0)