Semus amplia testagem e tem apoio de três unidades para coleta de material

As unidades de apoio são os Centros de Saúde da Comunidade (CSC) das quadras 406 Norte, 1304 Sul e Unidade José Hermes Damaso, no setor Sul, além das UPAs.

Crédito: Raíza Milhomem/Secom Palmas

A partir desta segunda-feira, 25, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) amplia sua capacidade de testagem para os sintomáticos com síndrome gripal (leves, moderados e graves) na Capital. Isso porque o Município adquiriu 10 mil testes para aumentar os diagnósticos da Covid-19 no Laboratório Municipal.

 

Além disso, a rede de saúde de Palmas agora passa a contar com mais três unidades sentinelas, responsáveis pela coleta do material e envio aos laboratórios municipal e estadual (Lacen), sendo elas nos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) das quadras 406 Norte, 1304 Sul e Unidade José Hermes Damaso, no setor Sul, além da Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

O método utilizado nos 10 mil testes adquiridos é por meio de Quimiluminescência, sendo uma das mais eficientes na atualidade para a detecção de anticorpos IgG e IgM. A pasta, já tem a capacidade instalada no Laboratório Municipal, dispondo de um equipamento capaz de liberarem 60 amostras por aparelho a cada hora. “Já possuímos os profissionais qualificados e capacitados para este procedimento, que irá possibilitar a ampliação da testagem e com um padrão ouro de qualidade, ou seja, com a chegada dos nossos testes ampliaremos a testagem de forma significativa”, ressalta o secretário da Saúde, Daniel Borini.

 

O gestor ainda reforça que para estratégia na ampliação da testagem, a pasta conta com uma boa estrutura do Laboratório Municipal com capacidade instalada para analisar 360 amostras de metodologia em Quimioluminescência. “Na parte operacional/coletas, além das três unidades sentinelas, contamos também com as duas UPAs (Norte e Sul)”.

 

Borini também destaca que o processo para realizar esses testes continua o mesmo em Palmas, porém, a secretaria terá a possibilidade de realizar mais exames por dia, pois contará com mais lugares aptos a fazer a coleta de sangue para os testes no Laboratório Municipal e secreções (SWAB) exames PCR feitos no Lacen.

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmas, é importante que o paciente com sintomas gripais, saiba que ele pode ser atendido em um dos 34 Centros de Saúde do Município de Palmas, caso ele apresente algum sintoma leve de Covid-19.

 

No entanto, caso sinta algo mais grave, como febre, tosse e dificuldade de respirar, essa pessoa deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento. Em caso de piora no quadro, o paciente atendido pela UPA será encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Conforme a diretora, em qualquer um dos casos, a pessoa é notificada e vai cumprir o isolamento domiciliar por até 14 dias.

 

Teste rápido

 

A diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, informa que após o 8° dia do início dos sintomas o paciente pode realizar o teste para pesquisa de anticorpos. Nesse intervalo de tempo, algum profissional da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ligará para informar o local e horário da coleta do material para exame. Nenhum local realiza a coleta sem o agendamento prévio, que é feito pelo profissional de saúde.

 

O teste é feito através do sangue, e em até 48 horas, é informado o resultado. Já o PCR é em até 72 horas e quem realiza é o Laboratório Central do Estado (Lacen).

Comentários (0)