SES realiza momento alusivo ao Dia de Doação de Órgãos; 64 esperam transplante no TO

Ação será realizada neste domingo, 27 de setembro, às 17h na praça dos girassóis, próximo às escadarias do Palácio Araguaia.

Crédito: Divulgação/SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO) realiza neste domingo, 27, um momento alusivo ao “Dia Nacional de Doação de Órgãos”, 27 de setembro. A ação será realizada às 17h na praça dos girassóis, próximo às escadarias do Palácio Araguaia.

 

O evento terá programação breve, com um momento reflexivo com os presentes segurando balões que representam a quantidade de pessoas que aguardam transplantes no Tocantins, no total 64. Na ocasião, os protocolos de segurança para evitar contaminação da Covid-19 serão seguidos e estará disponível aos presentes álcool em gel.

 

Para a coordenadora da Central, Suziane Crateús, o momento será de reconhecimento “esse mês é de gratidão a todas as famílias que disseram sim a doação, e assim ajudaram para que vidas fossem transformadas. Essa é uma oportunidade para parabenizá-las por este ato de amor ao próximo”, explica.

 

Data

 

O Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, foi instituído pela federal Lei nº 11.584/2.007, e tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação. A data é celebrada no Setembro Verde, mês alusivo à doação de órgãos, onde são realizadas ações para esclarecimento sobre o assunto.

 

A autorização para doação de órgãos impacta dezenas de pessoas, não apenas o receptor, mas seus familiares e amigos, que também terão suas vidas transformadas após a doação ser concretizada.

Comentários (0)